Primeira turma de Gestão em Cooperativa se forma no Nordeste

O curso contribui para o desenvolvimento sustentável nos assentamentos do MST
Formatura curso tecnico de gestão em cooperativa_CFEJPT_ PB_foto thais peregrino-15.jpg
Cerimônia de formatura do Curso de Gestão em Cooperativa, na Paraíba.

 

Por Thais Peregrino
Da Página do MST

 

Na noite desta terça-feira (20), o Centro de Formação do MST, Elizabeth e João Pedro Teixeira (CFEJPT), em Lagoa Seca, na Paraíba sediou a formatura de 28 alunos Sem Terra pelo Curso de Gestão em Cooperativa (TGC). O curso é o primeiro da região Nordeste.

Durante um ano e sete meses, estudantes assentados de todos os estados do nordeste participaram das sete etapas do curso, que aconteceu no Centro de Formação Teixeira.

Por meio da formação política, das relações humanas e gestão de cooperativas o curso tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável nos assentamentos do MST, fortalecendo as cooperativas já existentes e os conhecimentos sobre cooperativismo. 

A coordenadora política e pedagógica do curso, Rita Santos, explica que no dia-a-dia dos educandos, as práticas apreendidas no tempo escola já estão sendo implantadas.

“Na reta final, os educandos puderam apresentar os trabalhos com as ferramentas que foram desenvolvidas durante o curso, e como estão utilizando essas ferramentas para o fortalecimento de suas cooperativas, associações e grupos informais onde vivem’’, afirma Rita.

Para a coordenadora, o curso não foi apenas uma experiência formativa na área técnica, mas também foi pensado para fortalecer a reflexão entre as relações humanas e a cooperação nos territórios camponeses.

 

“Discutir as relações humanas foi algo fundamental, pois o curso incentivou uma participação mais consciente, principalmente em relação à questão de gênero nas cooperativas, rompendo com a ideia de que só os homens participam na gestão das cooperativas. Os educandos estão se formando com entusiasmo para defender a inclusão de pessoas, como jovens e mulheres nas experiências’’, diz Rita.

O curso aconteceu em parceria com o Grupo Mondragon, o maior grupo cooperativo do mundo sediado no País Basco, no norte da Espanha, e que conjuntamente com o MST vem trabalhando no fortalecimento da cooperação e gestão de cursos de formação e cooperativas dos assentamentos.

A cerimônia de formatura, foi um momento especial para o Centro de formação do MST na Paraíba, uma vez que recebeu o primeiro curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do nordeste. A celebração contou com debates e festa, ao ritmo dos sons do nordeste e comidas típicas da região.

 

 

*Editado por Solange Engelmann.