Rio de Janeiro realiza 10ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes

Em três dias de feira serão comercializadas mais de 150 toneladas de produtos e alimentos agroecológicos
IMG-20181124-WA0037.jpg

Por Pablo Vergara
Da Página do MST

 

A Cidade do Rio de Janeiro será palco nos dias 10, 11 e 12 de dezembro da 10ª edição da Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, patrimônio de interesse cultural da cidade, que, como em todos os anos, acontecerá no Largo da Carioca no centro do Rio de Janeiro.

A feira é um evento de exposição e comercialização dos produtos do campo, provenientes dos assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária e da agricultura familiar camponesa do Rio de Janeiro e de outros estados. Organizada pelo MST, demostra à população da cidade a importância da multiplicidade e diversidade de alimentos saudáveis, direto da agricultura camponesa e familiar.

Durante três dias serão comercializadas mais de 150 toneladas de produtos e alimentos agroecológicos, com uma rica variedade. A diversidade dos alimentos oferecidos surpreende quem visita à Feira. São diferentes tipos de arroz, feijão vermelho e de corda, frutas e polpas, legumes, verduras, hortaliças, suco de uva integral, produtos derivados de cana-de-açúcar (açúcar mascavo, melado, rapadura), cerveja artesanal, ervas medicinais, fitoterápicos, fito-cosméticos e produtos processados.

A Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes tem a participação de assentados/as e acampados/as de todo estado, bem como de suas cooperativas, associações e grupos coletivos de trabalho do país. A estimativa é de que cerca de 180 agricultores estejam presentes, divulgando suas produções in natura e industrializadas pelas cooperativas de Reforma Agrária de diversos estados do Brasil.

 

Espaço de resistência 

Esse ano a feira se torna um espaço de resistência diante do resultado eleitoral para a presidência da república. A vitória de Bolsonaro trouxe para o estado um projeto ampliado de retirada de direitos, que passa pela criminalização dos movimentos sociais, a eliminação de matrizes tradicionais para o campo e a ampliação da expropriação dos bens naturais de forma predatória. 

As ameaças aos movimentos sociais, em especial do campo, como o MST, Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), comunidades indígenas e quilombolas. E a indicação para os ministérios de integrantes ligados ao agronegócio e às empresas de agrotóxicos demonstram a importância dessa feira, que busca reafirmar a necessidade de um modelo de agricultura agroecológica.

A Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes se coloca, nesse momento histórico, como uma importante ferramenta de resistência da classe trabalhadora, possibilitando o diálogo com a sociedade urbana, na defesa da Reforma Agrária como bandeira de luta, não somente de uma alimentação mais saudável e acessível à toda população, como projeto estratégico para o desenvolvimento democrático do campo e das cidades.

Pela primeira vez, durante a feira, também será entregue a Cesta da Reforma Agrária Terra Crioula, comercializada pelo setor de produção do MST, que reúne alimentos de várias regiões do Rio de Janeiro.

 

IMG-20181123-WA0003.jpg

 

Sabores e saberes da terra

Esta edição vai acrescentar quatro tendas destinadas oferecer alimentação saudável as pessoas que passarem pelo Largo da Carioca. Serão produzidas comidas da “Culinária da Terra”, reunindo os saberes culinários do Rio de Janeiro.

Na programação também haverá shows e atividades culturais, com blocos de samba, chorinho, funk, hip-hop, forró e bandas de sucesso da boemia carioca. Também teremos os espaços de “Diálogos da Terra”, com seminários de formação e aulas públicas. Quem for à feira também terá à disposição livros e materiais didáticos da editora Expressão Popular.
 

Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes é Lei

A Lei 5.999/2015, “Reconhece como de interesse Cultural e Social para o Rio de Janeiro a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes” e inclui a data no calendário oficial da cidade. Essa foi uma conquista de luta das famílias do MST no Rio de Janeiro, que em 2015 obtiveram, por parte do Estado, o reconhecimento e a relevância do evento para a população carioca, por meio de uma Lei estadual.

Histórico da Feira

Esta Feira foi batizada com o nome “Cícero Guedes” em 2013, em homenagem ao agricultor e militante do MST assassinado por pistoleiros, no dia 25 de janeiro de 2013, nas proximidades da Usina Cambahyba, no município de Campos dos Goytacazes (RJ).

Além de importante liderança na luta pela Reforma Agrária, Cícero Guedes era considerado referência em conhecimento agroecológico, devido às técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava em seu lote no Assentamento Zumbi dos Palmares. Ele também foi um importante colaborador de vários projetos de pesquisa e extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

 

*Editado por Solange Engelmann.