Festa e cavalgada marcam as comemorações de aniversário da Rádio Camponesa

Rádio Camponesa celebra mais um ano ocupando o latifúndio do ar

photo4909315660379695167.jpg

 

Por  Coletivo de Comunicação MST – SP
Da Página do MST

Quem chega à festa de aniversário da Rádio Camponesa e encontra toda a mística do MST presente no espaço pode não ter a dimensão do trabalho envolvido nessa comemoração, trabalho este que não se resume à última semana de preparativos, mas que traz todo o histórico de 20 anos ocupando o latifúndio do ar e rompendo as
cercas da mídia tradicional.

Defendendo a comunicação popular desde suas primeiras locuções, a Rádio Camponesa foi pela primeira vez ao ar no dia 28 de novembro de 1998, na década em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra instalava suas primeiras emissoras FM em seus assentamentos, tendo as rádios e a comunicação como um
importante instrumento de diálogo interno, com seus acampados e assentados, e também externa, levando a pauta da Reforma Agrária para toda a sociedade.

A Camponesa é a terceira rádio mais antiga do MST e está localizada no Assentamento Pirituba, na Região Sudoeste do Estado de São Paulo, localizado entre as cidades de Itapeva e Itaberá. A primeira ocupação da área aconteceu no ano de 1984, e sua história se confunde com a do próprio Movimento, que se torna em 1984
oficialmente uma organização de nível nacional.

 

photo4909315660379695193.jpg

Dia de festa

As equipes de trabalho, divididas em diversas frentes como comunicação, limpeza, infraestrutura, programação cultural, alimentação, entre outras, já estavam de pé e trabalhando desde muito cedo no dia 02 de dezembro, um bonito e caloroso domingo.

Enquanto alguns dos companheiros e companheiras terminavam de montar o palco das apresentações, preparar as deliciosas comidas e fazer os últimos ajustes nos equipamentos da rádio, os cavaleiros da região se dividiam em duas colunas com um destino comum: O aniversário de 20 anos da Rádio Camponesa.

Era a 11ª Cavalgada do MST que se construía e integrava as comemorações do dia. A atividade dos cavaleiros acontece desde o ano de 2005, e traz consigo característica de uma região que tem quase a totalidade de seus municípios fundada por tropeiros. As cavalgadas do MST da região Sudoeste é o principal momento de encontro
dos assentados das 06 áreas do Assentamento Pirituba, e ser construída junto ao aniversário da Rádio Camponesa resgata a mística de seu território e reúne os sujeitos que integram toda essa história de luta pela terra e pela comunicação feita pelos trabalhadores para os trabalhadores.

photo4909315660379695235.jpg

Domingo Alegre

O programa mais antigo da Rádio é o “Domingo Alegre”, momento em que os Estúdios da Camponesa recebem artistas de toda a região para se apresentarem Ao Vivo, mostrando seus trabalhos e aproveitando o momento para contar um pouco mais de “meia dúzia de causos”.

No dia da comemoração de seu aniversário os Estúdios da rádio receberam mais de 30 artistas, vindos de diversas cidades da região, como Itapeva, Itararé e Itaberá. Se os ouvintes do programa puderam compreender seu nome, quem estava ali presente pode comprová-lo. A Alegria estava ali!

Alguns dos rostos do local já se tornavam mais conhecidos. Muitos deles chagaram bem cedinho e aguardavam o programa começar para se apresentar. Após as 09 da manhã e com o “Domingo Alegre” já no ar, outros companheiros com seus instrumentos iam se acomodando no local. Se o que era possível de se ouvir no rádio já
era suficientemente bonito e alegre, o que rolava nos bastidores era o exemplo do companheirismo e do compartilhar da criatividade.

Artistas do assentamento e das cidades vizinhas, muitos ainda sem se conhecer anteriormente, se mesclavam em rodas, duplas e trios. Experimentavam novas canções e acordes, e assim se formava um grande ensaio geral. O Estúdio ficou pequeno para tanta gente, mas a música não hesitou em ocupar os demais espaços para se fazer presente!

A festa e a programação da rádio se tornaram uma coisa só: Se durante a manhã a programação da Rádio era transmitida pela estrutura do palco que ainda estava sendo montado, durante a tarde o inverso se vez. A Rádio Camponesa e sua locução partiam do mesmo local que artistas como Cacique e Pajé, Orquestra de Viola Caipira de Itaberá e a banda Mistura Popular iriam se apresentar ao longo do dia. Os ouvintes que acompanham a história da Rádio por todos esses 20 anos puderam acompanhar toda a comemoração de pertinho, estando presentes na festa ou sintonizados na frequência 96,7.