Para debater os desafios para o próximo período, MST realiza 27º Encontro Estadual em Alagoas

A atividade, que se estende até a próxima sexta-feira (21) reúne cerca de 400 pessoas para debater o atual momento político e os desafios da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil e em Alagoas

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

           
Representantes de todos os acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de Alagoas organizados pelo MST iniciam no dia de hoje (18) o 27º Encontro Estadual do MST em Alagoas. A atividade, que se estende até a próxima sexta-feira (21) reúne cerca de 400 pessoas para debater o atual momento político e os desafios da luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil e em Alagoas.

           
“Esse é um importante momento para o conjunto dos que constroem o MST em nosso estado”, destacou José Neto, da Direção Nacional do MST. “Reuniremos nossa militância do Alto Sertão ao Litoral de Alagoas no objetivo de analisar o momento que estamos vivendo, fazer um balanço do ano de 2018 e projetar nossas ações, lutas e resistência para o próximo período”.

           
De acordo com José Neto, o Encontro Estadual marca também a celebração do Movimento com os amigos e amigas da organização no estado. “Teremos um momento dedicado à análise política com diversos setores da classe trabalhadora, fundamental na construção da unidade necessária para lutar contra a retirada de direitos, como também teremos um momento de celebrar junto aos nossos companheiros e companheiras dos movimentos populares do estado, fortalecendo a nossa mística e companheirismo”.

           
Ainda na programação do Encontro as Assembleias estaduais marcam os espaços de auto-organização do Movimento: juventude e mulheres. Já em sua 5º edição, a Assembleia Estadual da Juventude Sem Terra deve reunir centenas de jovens na tarefa de apontar as atividades dos jovens dos acampamentos e assentamentos de Alagoas, bem como a Assembleia das Mulheres, reunindo as camponesas do MST no debate do papel e protagonismo das mulheres na luta e na construção da Reforma Agrária Popular.

           
“Esses são espaços fundamentais em nosso Encontro, pois além de levantar o debate do papel dos jovens e das companheiras na condução das lutas do nosso Movimento, também provoca o conjunto da organização nesses temas, a exemplo da roda de conversa com os homens, que acontece paralelamente a Assembleia das Mulheres, debatendo as questões de gênero com os homens que participam do Encontro”, explicou José Neto.

           
O Encontro realizado anualmente conta com a participação de acampados e assentadas de todos os municípios de Alagoas onde o MST está organizado, passando por todas as regiões do estado. 

 

Card encontro.png