Festival de filmes apresenta olhares periféricos do Distrito Federal

A 2ª Mostra de Vídeos Populares acontece em Águas Lindas (GO) com produções audiovisuais de oficinas realizadas nas periferias do DF
IMG-20181213-WA0046.jpg
Cartaz de divulgação Festival de filmes.

 

Por Webert Da Cruz 
Da Página do MST

Águas Lindas (GO) recebe a 2ª Mostra de Vídeo Popular, neste sábado (22), às 17h. O festival exibirá e debaterá filmes realizados durante oficinas de produção audiovisual com cerca de 40 jovens do Recanto das Emas (DF) e Águas Lindas (GO) em 2017 e neste ano. 

O projeto é apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do DF e propõe valorizar o olhar da realidade de quem vive nas periferias.

Quem realiza a mostra é o Movimento de Vídeo Popular (MVP), coletivo que trabalha desde 2002 com agitações culturais em cidades do Distrito Federal e Goiás. Oficinas de vídeo, cineclubes, TV de rua, festivais de música independente, feiras de cultura, rodas de debate e saraus são algumas das ações que o grupo produz há mais de 16 anos.

“A proposta do vídeo popular é a democratização dos processos de produção e das narrativas cinematográficas, mas em uma perspectiva mais popular, com as ferramentas que a gente tem”, conta Danúbia Mendes Abadia, oficineira de roteiro do projeto. 

O vídeo tem sido utilizado como ferramenta política de resistência e transformação social na vida de diversas comunidades com equipamentos de baixo custo.
 

Fotos da 1ª Mostra de Vídeo Popular. Foto Arquivo Movimento de Video Popular (1).JPG

Os filmes possuem uma abordagem crítica da experiência social cotidiana periférica. O projeto envolveu oito encontros e foi acompanhado de pesquisas sobre os territórios que receberam as atividades, fortalecendo identidades e práticas coletivas nas comunidades com os jovens participantes.

 

A partir de quem se expressa, percebe-se novas vozes que encampam uma disputa de representação social no audiovisual. Para além do cinema mercadológico, pessoas das periferias concretizam o papel formativo, social e de cidadania do direito à comunicação. Além de viabilizarem a diversidade cultural existente em suas cidades.

A mostra é aberta e gratuita, conta com exibição dos filmes, debate com os alunos das formações e seus familiares. Além de celebração com coquetel de aniversário do MVP. Participe!

 

Serviço:  2ª Mostra de Vídeo Popular

Data: 22 de dezembro de 2018, às 17h

Entrada gratuita

Local: Espaço Sagaz,  Quadra 33 Lote 18, Jardim St. Lúcia / Águas Lindas (GO)

Classificação indicativa: Livre

 

*Editado por Solange Engelmann