MST realiza IX Semana Pedagógica das Escolas do Campo, no CE

O propósito é criar uma estratégia coletiva de caráter político pedagógico, voltada para um planejamento anual de formação continuada dos educadores/as e gestores/as
IMG_1840.JPG
Tema da atividade: “Construindo a Escola Pública, Popular e Camponesa na Resistência Ativa”.

 

Por Aline Oliveira
Da Página do MST
Fotos: Eríus Tiaraju

 

Na tarde desta segunda-feira (28), o MST do Ceará iniciou a IX Semana Pedagógica das Escolas do Campo em áreas de assentamentos de Reforma Agrária. O evento ocorre na Escola Francisca Pinto, localizada no Assentamento Antônio Conselheiro, no município de Ocara.

 

Com o tema “Construindo a Escola Pública, Popular e Camponesa na Resistência Ativa” a Semana Pedagógica tem como objetivo elaborar uma estratégia coletiva de caráter político pedagógico, construída a partir da troca de experiências. E ser um espaço de avaliação e criação de diretrizes para o planejamento anual de formação continuada dos educadores/as e gestores/as. 

 

A atividade conta com cerca de 300 participantes, entre educadores/as, educando/as, gestores/as, técnicos da Secretaria de Educação e credes do município, convidados de universidades parceiras e militantes do MST.

 

De acordo com coordenadora do setor de educação do MST no Ceará, Maria de Jesus, “a semana pedagógica acontece no momento em que estamos recolocando a defesa da educação pública e de qualidade, ampliando o nosso projeto especifico de educação do campo frente a ofensiva da mercantilização e privatização da educação, onde retira nossos direitos a educação pública”, afirma.

 

 

Nesse aspecto reafirma-se a defesa das escolas dos assentamentos de Reforma Agrária. “Toda família tem o direito ao acesso à educação: jovens, crianças, adultos. Portanto, não admitimos o fechamento de escolas no campo, educação é um direito fundamental”, aponta Jesus.

 

“Estamos vivenciando no Brasil e na América Latina uma ofensiva neoliberal que nos coloca em uma situação muito complicada, a semana pedagógica é um espaço de traçar estratégias para fortalecer a educação popular, priorizando os nossos territórios, unificando nossas ideias e compartilhando nossos saberes” explica o educador da Escola do campo Francisco Barros, localizada no Assentamento Lagoa do Mineiro em Itarema, Joel Gomes.

 

A programação da semana pedagógica contempla temas da conjuntura política e educacional brasileira: o debate da educação do campo, desafios da juventude camponesa e auto-organização, além da realização de oficinas formativas em diversas áreas do conhecimento e atividades culturais.

 

A IX Semana Pedagógica é uma realização do setor de educação do MST do estado, com apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem/Codea/Diversidade e Inclusão Educacional/Educação do Campo, da Seduc. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (01).