Barão de Itararé precisa de apoio financeiro para manter sede

O Centro de Estudos tem atuado como referência na organização dos Encontros Nacionais de Blogueiros e se somado às lutas populares para dar visibilidade à agenda política de luta pela democracia no país

 

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Espaço de referência no debate, mobilização e luta pela democratização da comunicação no país e de apoio à mídia democrática dos movimentos populares no Brasil, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, necessita de financiamento coletivo para manter sua sede em funcionamento.

O Centro de Estudos tem atuado como referência na organização dos Encontros Nacionais de Blogueiros e se somado às lutas populares para dar visibilidade à agenda política de luta pela democracia no país.

“Buscamos estimular a unidade política na defesa dos direitos humanos fundamentais, entre os quais está o direitos à comunicação, a defesa da liberdade de expressão, a importância de pensar e reivindicar políticas públicas para promoção da pluralidade e da diversidade”, defende a secretária geral do Barão, Renata Mielli.

Ela explica que desde o surgimento da entidade o apoio financeiro de organizações do movimento sindical e popular foram muito importantes para manter um espaço de ação política.

 

Diante disso, para arrecadar fundos o Barão de Itararé iniciou na última semana uma vaquinha virtual, a fim de manter sua sede em São Paulo, funcionando por mais um ano.

 

“No momento onde há uma criminalização intensa e um ataque à organização sindical no país, a vaquinha tem o objetivo de manter a sede, para que esse espaço continue sendo usando pelo movimento popular e sindical para produzir diálogo, debates e lutas no enfrentamento a essa onda conservadora”, diz Mielli.

Barão de Itararé também é a casa dos movimentos sociais

Vários movimentos sociais já compartilharam do espaço da entidade para momentos de reflexão e debates. Entre eles o MST, MTST, Frente Brasil Popular, UNE, UBES, UEE-SP, UJS, Levante Popular da Juventude, Cebrapaz,
vários sindicatos (Jornalistas, Arquitetos), federações e confederações. Este também é um local que abriga jornalistas, blogueiros e comunicados brasileiros, que lutam pela por uma comunicação mais democrática.

O Barão de Itararé foi criado em 2010, após a realização da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), com objetivo de se aliar à luta pela democratização da comunicação e em defesa da mídia alternativa.

A entidade procura articular e fortalecer a blogosfera progressista, a radiodifusão pública, comunitária e independente.

 

Apoie o Barão de Itararé. Faça sua doação!

Para manter sua sede em SP, o Barão precisa de R$ 50 mil para cobrir despesas como aluguel, condomínio, limpeza e conta de luz até o final deste ano.

* Para fazer sua doação clique aqui. A vaquinha ficará disponível até o dia 24 de fevereiro, na plataforma Cartase.