No Rio de Janeiro, acampamento do MST participa de projeto e vira unidade pedagógica em agroecologia

As atividades envolvem parcerias com instituições públicas e acadêmicas e tem como objetivo capacitar os participantes no manejo agroecológico
Edson Nogueira_2019_Pablo Vergara02Baixa.jpg
Com o projeto aprovado, as famílias Sem Terra iniciam as atividades de formação e capacitação

 

Por Coletivo de Comunicação MST-RJ
Da Página do MST 

 

O acampamento pedagógico Edson Nogueira, localizado em Macaé, região serrana do Rio de Janeiro, deu início na última semana a uma série de atividades dentro do projeto de &”39;Unidade Pedagógica em Agroecologia&”39;. 

As atividades envolvem parcerias  com instituições públicas e acadêmicas e tem como objetivo capacitar os participantes no manejo agroecológico tendo como eixo central a conservação ambiental dos bens naturais e a ampliação da produção agroecológica na região.

“Com a agroecologia conseguimos trabalhar não apenas a superação dos insumos químicos e sementes transgênicas, mas todos os princípios que orientam em suas dimensões culturais, organizativa e politica. Nesse modelo trabalhamos novas relações, aliamos estratégias de comercialização, conservação e recuperação das nascentes, rios lagos, solo e biodiversidade, afirma o texto da proposta pedagógica da unidade.

Histórico 

Em novembro de 2018, com apoio do vereador do PT, Marcel Silvano, o projeto da unidade pedagógica foi apresentado na câmara municipal de Macaé. Com a proposta aprovada, as famílias Sem Terra iniciam as atividades de formação e capacitação.

Seguindo o cronograma, no dia 1/2 a proposta foi apresentada para o corpo técnico e pedagógico e para a sociedade civil. A atividade foi realizada no acampamento Edson Nogueira, local de construção da unidade pedagógica. O evento contou com a presença de militantes do MST, representantes das diversas universidades públicas da região, de movimentos estudantis e de organizações populares.

No dia seguinte, 02/02, foi a vez do projeto ser apresentado para o público. O dia foi recheado de atividades coletivas, as famílias se organizaram para trabalhar na roça coletiva e nos canteiros de hortaliças. Além do trabalho coletivo na roça também foi organizada uma barraca para  comercialização dos excedentes da produção. O dia de atividades terminou com ato público de lançamento do projeto.  

Edson Nogueira_2019_Pablo Vergarabaixa 2.jpg
As atividades envolvem parcerias com instituições públicas e acadêmicas

Parcerias acadêmicas e editais públicos

A unidade pedagógica conta com a parceria da Universidade Federal Fliminense (UFF), Serviço Social Rio das Ostras, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé, Núcleo de Tecnologia solidária, Projeto Casa de  Farinha no PDS Osvaldo de Oliveira e projeto TECSARA.

O projeto também conta com o edital ATHIS (Assistência Técnica em Habitação Social) do Conselho de Arquitetura do Rio de Janeiro, que visa a produção de um projeto piloto de moradia camponesa agroecológica. O projeto busca alternativas para moradia no campo brasileiro através de técnicas de bio construção.