Famílias Sem Terra comemoram a aprovação de Unidade Pedagógica no Rio de Janeiro

Desde abril de 2018, data em o terreno foi ocupado, o objetivo das 80 famílias que moram no local é construir uma escola agroecológica

 

WhatsApp Image 2019-02-20 at 19.35.17 (1).jpeg

 

 

Por Pablo Vergara
Da Página do MST 

 

Um ato público organizado por famílias Sem Terra, moradoras do acampamento Edson Nogueira, localizado em Macaé, na Região dos Lagos, está marcado para essa sexta-feira (22) às 14h, no auditório da prefeitura do município. 

A atividade tem o objetivo de reforçar a importância da Unidade Pedagógica no acampamento. Desde abril de 2018, data em o terreno foi ocupado, o objetivo das 80 famílias que moram no local é construir uma escola agroecológica. No início deste ano, o projeto foi aprovado por vereadores na Câmara Municipal.

Como parte das mobilizações, as famílias Sem Terra, entregaram uma carta pública aos vereadores da câmara municipal da região na última terça-feira (19) para agradecer pela aprovação do projeto da “Unidade Pedagógica Para Desenvolvimento Agroecológico”.

O objetivo das famílias foi agradecer e conscientizar as autoridades acerca da importância do projeto que já vem realizando diversos trabalhos na região como: aulas práticas e teóricas abertas sobre agroecologia, gestão do trabalho cooperado, produção coletiva, comercialização dos produtos da Reforma Agraria, conservação ambiental dos bens naturais e produção agroecológica na região.

Moradia e cooperativismo

O projeto pedagógico de desenvolvimento agroecológico contempla uma série de parcerias públicas, entre elas, está o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio de Janeiro que, por meio de edital, fornece assistência técnica em habitação de interesse social no território.

A unidade também é contemplada pelo projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visa a construção de uma casa de farinha no local. Já o Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) destaca-se pelo desenvolvimento de saneamento básico da extensão em Tecnologia Social em Assentamentos de Reforma Agrária (TECSARA).

Parada ecológica 

Também na região de Macaé, no KM 19 da RJ-162 começou a funcionar na última semana a Parada Ecológica. O local é um ponto de vendas de produtos agroecológicos do acampamento Edson Nogueira e do assentamento Osvaldo de Oliveira. Entre os alimentos comercializados estão: batata doce, aipim, abóbora, milho verde, maxixe, quiabo, entre outros legumes e hortaliças.