MST participa de banquetaço contra extinção do Consea

Ao todo, 22 estados do país confirmaram ações no dia de hoje
WhatsApp Image 2019-02-27 at 11.36.50.jpeg
Foto Juca Guimarães

 

Da Página do MST 

 

Nessa quarta-feira (27) acontecem banquetaços em todo país contra a Medida Provisória 870/2019, que extinguiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). 

O Consea foi criado em em 1994, na gestão Itamar Franco, e desativado em 1995. Em 2003, durante o primeiro ano do governo Lula, ele foi reativado. O órgão cumpria a tarefa de – juntamento com o governo e a sociedade civil  – formular e o monitorar as políticas relacionadas à saúde, alimentação e nutrição.

O conselho era composto por dois terços de representantes da sociedade civil, com cargos que não eram remunerados. Além disso, faziam parte do Consea instituições como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a Ação da Cidadania, o instituto Alana e representantes de grupos de pescadores, povos indígenas, catadores de material reciclável, além de especialistas em assuntos ligados à atuação do órgão.

A medida do governo Bolsonaro está sendo duramente criticada por diversas organizações políticas e sociais. Até o momento, 541 emendas foram protocoladas por deputados federais e senadores. Petições e atividades de formação também estão sendo organizadas. 

Segundo Carla Bueno, da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, a defesa do Consea vai além da defesa de um simples conselho.

“Nós defendemos a polítoca nacional de segurança alimentar que temos no Brasil desde a década de 90. Com o golpe nós retrocedemos até nesse tema, logo, a fome voltou a ser uma ameaça no país. Diante disso, entendemos que sem uma política de segurança alimentar – que na verdade é bem abaixo dos que os movimentos populares exigem, pois lutamos pela soberania alimentar – não conseguiremos sequer pautar o assunto. O direito universal de acesso ao alimento já está sendo e deve ser cada vez mais restrito, por isso, toda essa mobilização é tão importante. Saímos do mapa da fome durante o governo Lula e não podemos retroceder ao ponto de ver a população passando fome novamente”, afirmou.

WhatsApp Image 2019-02-27 at 11.25.27.jpeg

Banquetaço 

Até o momento 22 estados confirmaram ações, a ideia do Banquetaço é viabilizar discussões sobre políticas alimentares através de banquetes públicos.

O MST está presente em grande parte das mobilizações que acontecem no dia de hoje. Em São Paulo o Armazém do Campo doou 100 quilos de arroz orgânico para a ação que está sendo realziada na praça da República, centro da capital. A comida – que será doada – foi preparado por chefs de cozinha que apoiam a ação. 

Já em Alagoas, o banquetaço aconteceu na em Maceió com a doação de 160 quilos de batata orgânica feitos pelo MST. 

Em Porto Alegre, o banquetaço acontecerá na Praça da Matriz, em Santa Maria na Praça Saldanha Marinho, e em Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri. Em Salvador o banquetaço aconteceu na Praça Matriz e contou com a participação de dezenas de pessoas. Em Belo Horizonte, a ação ocorre no Viaduto Santa Tereza. 

 

WhatsApp Image 2019-02-27 at 12.26.57.jpeg