Movimentos populares realizam ato contra a privatização do Parque Nacional Pau Brasil, na Bahia

O Parque Nacional Pau Brasil que hoje está na mira do Ministério do Meio Ambiente é uma das mais importantes unidades de conservação do estado

 

Da Página do MST

 

Na manhã desta quarta-feira (27) representantes de movimentos populares, sindicatos, partidos políticos,
indígenas e agricultores da região da Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, realizaram um ato em repúdio a privatização do Parque Nacional Pau Brasil, localizado em Porto Seguro.

Através de faixas, cartazes e palavras de ordem, os manifestantes exigiram, de forma pacífica, explicações ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que foi para o lançamento da pedra fundamental de início da obra de privatização do parque.

Diante disso, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra repudia publicamente a política ultraneoliberal adotada pelo governo Bolsonaro que tem por disposição entregar todas as riquezas do pais e privatizar as empresas estatais que garantem a soberania do Brasil.

Exigimos respeito e seriedade para com os trabalhadores e trabalhadoras que lutam diariamente
para construir um país soberano e justo. Também denunciamos a perseguição do governo e sua tentativa de criminalização dos movimentos populares.

Privatização e entreguismo

O Parque Nacional Pau Brasil que hoje está na mira do Ministério do Meio Ambiente é uma das mais importantes unidades de conservação da Bahia, foi criado em 20 de abril de 1999, possui cerca de 19 mil hectares que foram declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ressaltamos que, entregar nosso patrimônio nas mãos das empresas estrangeiras significa destruir a soberania do país e nossa identidade enquanto nação.