Mulheres da Via Campesina se somam a ações para marcar o 8 de março no RS

Este ano a data prioriza a luta em defesa da vida das trabalhadoras
9e4b6ee1-2bb5-413d-996f-7c09fcea7d71.jpeg
Camponesas e urbanas realizaram uma coletiva de imprensa em Porto Alegre para divulgar as ações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. Foto: Maiara Rauber
 
 
Da Página do MST
 
A mobilização de mulheres para o próximo 8 de março será realizada em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Integrantes da Via Campesina e de diversos movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, comunidades indígenas e quilombolas, entre outras organizações, se unem para levantar suas bandeiras e reivindicar seus direitos.

Na tarde desta quarta-feira (6), camponesas e urbanas realizaram uma coletiva de imprensa em Porto Alegre para divulgar as ações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher no estado, que este ano traz como tema “Pela vida das Mulheres Trabalhadoras”. As ações ocorrerão nas regiões Metropolitana de Porto Alegre, Sul, Norte, Centro, Campanha, Serrana e Fronteira Oeste.

Entre as principais discussões da data está a proposta de Reforma da Previdência, do governo Bolsonaro, a alimentação saudável e a violência contra a mulher.

De acordo com Salete Carollo, da direção estadual do MST, a participação da Via Campesina neste 8 de março é pela vida de todas as trabalhadoras que se colocaram em greves, marchas e outros espaços de resistência. “Dizemos não à reforma da previdência e a qualquer tipo de violência. Não aceitamos que nós continuemos sendo violentadas, que recebamos salários inferiores e ocupemos as funções mais precarizadas, que morremos de partos e abortos clandestinos, entre tantas outras questões”, ressalta.

 
Na capital, a partir das 7h30, do dia 8, no Largo Glênio Peres, terá feira de produtos orgânicos da Reforma Agrária, atendimentos variados às mulheres, intervenções culturais e painéis sobre feminicídio, previdência social, saúde da mulher, defesa de territórios e da alimentação saudável, além de ato público e caminhada. 
 
No interior do estado também haverá mobilização nas ruas com marchas, atos e estudos sobre diversos temas. Nesse sentido, ainda serão realizadas atividades artísticas, homenagens à vereadora assassinada Marielle Franco e doações de sangue e alimentos dos assentamentos do MST.
 
 
Confira a programação do 8 de Março no RS:
 
Porto Alegre
 
Local: Largo Glênio Peres
 
Programação:
A partir das 7h30 – Feira Orgânica da Reforma Agrária
 
8h – Café da manhã
 
10h – Painel: Feminicídio, violência contra as mulheres e direitos reprodutivos. Participantes: Dra. Liliane Braga Luz de Oliveira, Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública; Misiara Oliveira, secretária estadual das Mulheres PT/RS; Renata Jardim, advogada e assessora institucional da Themis; Dra. Camila Giugliani, médica de família, integrante do Fórum Aborto Legal e do Grupo Musas.
 
12h30 – Painel: Reforma da Previdência: impactos na vida das mulheres trabalhadoras do campo e da cidade. Participantes: deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Bernadete Menezes, diretora da ASSUFRGS, Abigail Pereira, dirigente do PCdoB.
 
14h30 – Apresentação de Roberta Moura
 
15h – Painel: Soberania alimentar e Defesa dos Territórios. Participantes: Mãe Carmen de Oxalá, da Assobecaty de Guaíba; Cibele Kuss, pastora luterana da IECLB; Suelen Gonçalves, integrante da Frente Brasil Popular e do MNLM.
 
16h – Livraço, com a deputada estadual Sofia Cavedon (PT-RS)
 
17h30 – Ato Pela Vida das Mulheres Trabalhadoras, na Esquina Democrática
 
19h – Caminhada
 
Pelotas
 
Local: Calçadão do Mercado Público
 
Horário: 9h30 às 19h30
 
Programação: Estudo sobre violência contra a mulher e a reforma da previdência. Almoço coletivo, Feira da Reforma Agrária, banca de alimentos, show de rap feminista, tendas de debates sobre reformas e mulheres na política e intervenções teatrais. Caminhada pelo Centro de Pelotas (18h)
 
São Gabriel
 
Local: Praça Central
Horário: 8h às 19h30
Programação: Feira da Reforma Agrária; doação de alimentos, corte de cabelos, oficinas de pinturas e danças no Lar dos Idosos; ato na Praça Central (18h)
 
Santana do Livramento
 
Local: Parque Internacional, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista
Horário: 8h30 às 17h30
Programação: Marcha Binacional, às 8h30: brasileiras saem da Praça General Osório, em Santana do Livramento, e uruguaias da Praça Artigas, em Rivera, rumo ao Parque Internacional. A partir das 10h: Feira Internacional pela Vida das Mulheres, mateada, medição da pressão arterial, oficinas, apresentações artísticas e culturais, homenagens à Marielle Franco e à Laura Cabreira.
 
Cruz Alta
 
Local: Praça da Prefeitura
Horário: 7h às 17h
Programação: Feira Orgânica da Reforma Agrária; apresentação musical de Rodrigo Cidade, danças com Cia Sete8 e teatro; doação de alimentos ao Cras Um Lugar ao Sol; oficina sobre alimentação saudável, na Escola Maria Bandarra. Debates sobre religiosidade afro, reforma da previdência, fim da aposentadoria, retirada de direitos e importância da amamentação. Doação e troca de livros
 
Vacaria
 
Local: Mercado Público
Horário: A partir das 7h30
Programação: Feira Orgânica da Reforma Agrária e palestras sobre violência contra a mulher, prevenção da saúde da mulher e construção de uma casa de acolhimento a mulheres vítimas de violência. Confraternização
 
Passo Fundo
 
Local: Praça do Teixeirinha
Horário: A partir das 18h
Programação: Caminhada luminosa com panfletagem, sobre os temas da violência contra a mulher e a reforma da previdência, e denuncias sobre a impunidade do caso Marielle Franco
 
Candiota
 
Local: Praça Dario Lassance
Horário: 10h às 16h
Programação: Aula Pública sobre reforma da previdência, feminicídio, violência contra as mulheres, saúde e crimes ambientais. Atividades físicas orientadas, doação de sangue, e Feira Orgânica da Reforma Agrária e da Economia Solidária
 
São Leopoldo
 
Local: Rua Independência, em frente à Câmara de Vereadores
Horário: 16 horas
Programação: Intervenção Cultural de Mulheres e caminhada
 
Santa Maria
 
Local: Praça Saldanha Marinho
Horário: A partir das 16h
Programação: Intervenções culturais e ato
 
Caxias do Sul
 
Local: INSS – Praça Duarte
Horário: A partir das 9h30
Programação: Abraço ao INSS; marcha do INSS até a Praça Dante; atividades culturais; serviços gratuitos de atendimento às mulheres