Unidade e solidariedade marcam o 1º Encontro dos Amigos do MST no Ceará

O evento faz parte das celebrações dos 30 anos do MST no estado

 

facebook_1552260734754.jpg
Foto: Divulgação MST

Por Aline Oliveira
Da página do MST

Cerca de 300 representantes de diferentes movimentos populares, sindicais, professores universitários e parlamentares, participaram do 1º Encontro dos Amigos/as do MST. A atividade aconteceu na noite deste último sábado (09), no Centro de Formação Frei Humberto, em Fortaleza, capital cearense.

A mesa de abertura contou com as fala de João Pedro Stedile e Alexandre Conceição, ambos da direção nacional do MST. “Me alegro em poder estar aqui com tantos companheiros e companheiras que são parte da construção do nosso movimento e da trajetória histórica da luta pela reforma agrária. Esta luta não se inicia com o MST, vem de muito longe, dos povos indígenas, ligas camponesas, Canudos e tantas outras. O MST é apenas parte de todo esse processo histórico”, afirmou Stedile.

Já Alexandre Conceição ressaltou a necessidade de se fazer uma resistência ativa no momento. “Precisamos manter a nossa essência de lutadores e lutadoras do povo na luta direta e ideológica, principalmente através da formação política e da produção de alimentos saudáveis. Esse é um momento histórico na luta pela reforma agrária e para isso precisamos manter a nossa unidade política e a defesa da classe trabalhadora”, complementou.

FB_IMG_1552260719659.jpg
Mística durante Encontro dos Amigos.
Foto: Divulgação MST

Nesse sentido, Neidinha Lopes, também da direção nacional do Movimento, diz que ao realizar o 1º encontro dos amigos e amigas do MST se materializa um motivo há mais para celebrar o apoio e parceria ao longo destes 30 anos no Ceará. “No encontro socializamos o que o movimento tem pensado sobre esse momento atual do país e reafirmamos a contribuição na construção e fortalecimento das organizações de esquerda em nosso país”, comentou.

 

Ao falar sobre os desafios desse momento político, Valton Miranda, psicanalista e amigo do MST, diz que “é fundamental que a luta ideológica seja desenvolvida em várias frentes, dentro da igreja, dos sindicatos, das universidades. A hegemonia da classe trabalhadora, que ocupam esses espaços, não pode ser construída sem esse conjunto que inclui a intelectualidade orgânica. É preciso construir novos caminhos para a compreensão de uma ampla hegemonia da classe trabalhadora”, destacou.

Diante dos desafios e com o sentimento de unidade e solidariedade foram reafirmados alguns compromissos na defesa da luta pela Reforma Agrária Popular pelos parlamentares, entre eles, o fortalecimento da luta da classe trabalhadora.

História do MST Ceará

O 1º Encontro Estadual dos Amigos e Amigas do MST no Ceará foi uma celebração dos 30 anos de lutas, conquistas e resistência popular. A primeira ocupação de terra no estado ocorreu em maio de 1989, na antiga fazenda Reunidos de São Joaquim, localizada nos municípios de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem. Nessas localidades foram implantadas a primeira rádio comunitária e a primeira escola do campo de ensino médio, dentre outras conquistas.

As comemorações acontecerão no assentamento 25 de Maio, com a realização de feiras da Reforma Agrária, Copa Estadual da Reforma Agrária, Jornada Universitária e exposições fotográficas, entre outras atividades. A festa oficial que acontecerá de 23 a 25 de maio.

 

*Editado por Fernanda Alcântara