MST conquista mais uma escola do campo no Ceará

Espaço ressalta a importância da formação e auto-organização no campo
IMG_0759.JPG
Inauguração da escola Paulo Freire, no Ceará
Foto:Aline Oliveira  

Por Aline Oliveira  
Da Página do MST

Na tarde desta quinta-feira (21), MST em parceria com o Governo do Estado do Ceará,  através da Secretaria de Educação (SEDUC), inaugurou a escola Paulo Freire, a 9a escola do campo de ensino médio no estado, localizada no assentamento Salão, em Mombaça (CE).

O nome da escola é uma homenagem ao pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial e o patrono da educação brasileira.
 

Cerca de 800 pessoas participaram da inauguração, incluindo o governador do estado do Ceará, Camilo Santana e a secretária de Educação, Eliana Estrela, além de educandos(as), educadores(as), gestores municipais e estaduais, assentados(as) e diversas autoridades.
 

Para Andréia Castro, da direção do setor de educação do MST no Ceará, as escolas do campo tem um projeto político-pedagógico muito bem definido. “Voltado para realidade do campo, esses espaços são construídos coletivamente contemplando a participação de todos e todas, assentados(as), educandos(as), gestores(as). Visamos sempre a construção de um novo homem e uma nova mulher”, afirmou.
 

IMG_0798.JPG
Inauguração da escola Paulo Freire, no Ceará
Foto: Aline Oliveira  

“Me sinto muito feliz em inaugurações de escolas, sou de uma geração que acredita que o grande caminho pra construir um país melhor é através da educação”, destacou Camilo Santana. “A escola oferece oportunidades únicas para as nossas crianças e  para nossa juventude. Nenhum país do mundo cresceu, se desenvolveu ou diminuiu as injustiças sem ter investido na educação”, disse o governador durante o ato de inauguração.
 

Com a inauguração da escola do campo Paulo Freire, o Ceará passa a contar com nove unidades funcionado em assentamento de Reforma Agrária: a escola João dos Santos de Oliveira, no assentamento 25 de Maio, na cidade de Madalena; a Florestan Fernandes, no assentamento Santana, em Monsenhor Tabosa; a Nazaré Flor, no assentamento Maceió, em Itapipoca; a Francisco Barros, no assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema; a José Fideles, no assentamento Bonfim Conceição, em Santana do Acaraú; a Francisca Pinto, no assentamento Antônio Conselheiro, em Ocara; a Patativa do Assaré, no assentamento Santana da Cal, em Canindé; e a Padre José Augusto, no assentamento Pedra e Cal, em Jaguaretama.
 

IMG_0780.JPG
Inauguração da escola Paulo Freire, no Ceará
Foto:Aline Oliveira  

“Agradeço o MST por ter tornado o nosso sonho realidade”, afirma a educanda, Jéssica Rosineidi. “O movimento protagoniza lutas e mobilizações para conquistar as escolas do campo, procurando sempre a melhoria da educação nos assentamentos”, completou.

Além das nove escolas que já estão em funcionamento, três estão em construção: duas na cidade de Canindé, no assentamento Logradouro e Conceição, e uma no assentamento Nova Canaã, no município de Quixeramobim.

A escola tem capacidade para atender 270 educandos por turno, e conta com laboratórios de química, física, biologia, matemática e informática, além de espaços de biblioteca, quadra poliesportiva, anfiteatro. Destaca-se também a área destinada a campo experimental, onde os educandos poderão realizar aulas práticas em diversas áreas do conhecimento.

 

 

Editado por Fernanda Alcântara