Seis livros com histórias e aprendizados para criançada

Confira algumas publicações da Expressão Popular no Dia Internacional do Livro Infantil
O incentivo à leitura tem que começar nos primeiros anos de vida da criança. Foto_ Gustavo Marinho.jpg
 O incentivo ao hábito da leitura tem que começar desde os primeiros anos de vida da criança.

Da Página do MST

Neste 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, selecionamos uma coletânea de publicações da Editora Expressão Popular, que reúne histórias, contos e aprendizados importantes para atualidade.
 

A data foi criada com objetivo de incentivar e conscientizar acerca da importância desse gênero literário na formação de novos leitores. Ninguém nasce sendo um leitor. Por isso, o incentivo ao hábito da leitura tem que começar desde os primeiros anos de vida da criança, e a literatura infantil é a porta de entrada para isso.
 

Sobre a data
 

A iniciativa para criação do Dia Internacional do Livro Infantil foi do Concelho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY), que comemoram esta data desde 1967, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
 

Hans foi o primeiro escritor a adaptar antigas fábulas para o público infantil, incluindo importantes lições. 

Nesse sentido, com ludicidade, alegria e brincadeiras, do jeito que toda criança gosta, cada publicação da Expressão Popular propõe uma viagem no imaginário infantil, sem perder de vista o conteúdo político.

Acompanhe:
 

1 – Suzana e o mundo do dinheiro 

A história que aqui se conta, é a de uma jovem de 14 anos – Suzana – e das indagações e respostas que coleciona e elabora sobre os problemas e fatos com que vai se confrontando no cotidiano: no ônibu que a leva diariamente até a escola; nas relações familiares e com suas diaristas; nas visitas aos parques e reservas ambientais; em pequenas incursões no universo de sua sexualidade que desponta ainda de modo muito tímido – sem no entanto deixar de imaginar seu colega preferido desfilando de trajes íntimos, enfim no mundo.
 

2 – Pascoalzinho Pé-no-chão 

Pascoalzinho pé-no-chão – uma fábula da Reforma Agrária é uma história para crianças com tema de gente grande. Conta a trajetória da família Coelho, que vive em Nova Aurora há gerações até ser expulsa, junto com seus vizinhos, pela empresa Gigante de Flandres.
 

3 – De onde vem nossa comida? 

Como começamos a cultivar os alimentos? Como começou a agricultura? De onde ela veio? Esse caderninho busca compreender melhor a importância da produção de alimentos saudáveis e da agroecologia na atualidade.
 

4 – Contos Brasileiros 

Contos Brasileiros é um livro de histórias que cada um de vocês recriará de acordo com suas experiências e imaginação. E é nesse papel de recriadores de histórias que vocês serão capazes de inventar novas soluções para os assuntos abordados pelos sete contadores de casos que escreveram este livro.
 

5 – Carrapicho 

Vim de longe pra segredar outros entendimentos na leitura desta lindura da Carrapicho. Não quero contar para todo mundo esses segredos guardados por muito tempo. Sobre mudanças acontecidas no mundo, só por conta das crianças. Só conto para crianças! Adultos, por favor, pulem as próximas páginas. 
 

6 – Sopro da Vida – Putakary Kakykary 

Esta é a história de Win Dan, menino de quatro anos da etnia Wapichana, que vivia no cerrado do Planalto Central do Brasil, e queria salvar as “plantas bebês”, como assim chamava as sementes, que estavam doentes e não germinavam.