UNESP de Presidente Prudente realiza JURA em abril

Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) marca memória do Abril Vermelho
JURA.jpg
Na foto, imagens de uma edição do JURA – Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Da Página do MST

O mês de abril tem sido um marco nas ações dos movimentos sociais do campo em defesa da reforma agrária. Sendo chamado de Abril Vermelho, o mês marca para ações que se voltam para a memória dos conflitos agrários, no sentido de lembrar as violências sofridas e os massacres ocorridos, discutir conjuntura política e reafirmar a centralidade da Luta pela Terra no Brasil.
 

A marca desta memória é o dia 17 de abril, denominado Dia Internacional da Luta Camponesa, que lembra o Massacre de El Dourado dos Carajás, crime  cometido em 1996 contra militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles foram atacados por policiais militares, resultando em 19 militantes foram assassinados, embora o crime siga impune até os dias de hoje.
 

Neste sentido, o MST convoca as Universidade e outras instituições de ensino públicas e privadas parceiras a propor atividades que tragam a memória das pessoas que foram assassinadas e das pessoas violentadas cotidianamente. O objetivo é criar coletivamente momentos que levem às discussões em torno da Reforma Agrária junto à grupos de pesquisas, núcleos de ensino, pesquisadores e outros sujeitos.  
 

Em 2014, mais de 40 Universidades e Institutos Federais realizaram suas Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária. Nos anos seguintes, aumentou o número de Institutos de Ensino Superior (IES) a partircipar da atividade e, em 2018, mais de 60 IES realizaram a JURA em seus espaços.
 

JURA Presidente Prudente.png

O coletivo da FCT/UNESP de Presidente Prudente começou a organizar as JURAs no ano de 2016. A segunda edição do JURA em Presidente Prudente aconteceu nos dias 26 e 27 de abril de 2017, com o tema “Reforma Agrária e a Criminalização dos Movimentos Sociais”. Já a edição, realizada no dia 25 de abril de 2018, foi instalada na Praça dos Tamarindos, e fez uma defesa à democracia com a temática “Em defesa da Educação Pública em tempos de golpe”.
 

A JURA foi apresentada como demanda da Direção Regional de MST a um coletivo da FCT/UNESP, composto, sobretudo, por estudantes e professores do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT) e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), em parceria com o Levante Popular da Juventude de Presidente Prudente.

JURA Presidente Prudente [2].png

Além do CEGeT, NERA e Levante, os coletivos entenderam que outros parceiros poderiam contribuir com a construir da JURA, e assim se somaram a Adunesp, a AGB, o CEMOSi, a Cátedra da Unesco para Educação do Campo e outros.

Este ano, o coletivo está propondo uma Jornada durante todo o mês de Abril, centralizando as discussões em torno dos Direitos Humanos. A abertura oficial acontecerá no dia 05/04, a partir das 08h00 no Anfiteatro I da FCT/UNESP. Depois seguirá com atividades nos dias 06, 12, 17 e 27/04.

Entre os temas que serão abordados, dentre outros,  destaca-se  os Direitos Humanos, questão Agrária, alimentação s audável e agroecologia, educação do campo e Mineração. Entre das atividades está programada também uma Feira da Reforma Agrária, aonde serão comercializados alimentos orgânicos livres de agrotóxicos e produzidos por famílias camponesas da região de Presidente Prudente. Haverá alimentos in natura (legumes, verduras, frutas e outros), comidas (tapioca, sucos, pães, doces, bolos e outros), artesanatos, livros e outros produtos.

 

Editado por Fernanda Alcântara