Sessão Solene na Câmara Federal homenageia a luta pela terra

Ato será em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás

 

brasilia.jpg
Solenidade marca Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária

 

Por Mayrá Lima
Da Página do MST

 

Nesta quarta-feira (17), dia em que se completam 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, a Câmara dos Deputados de Brasília realiza uma sessão solene em homenagem à luta pela terra. A sessão será realizada no plenário Ulysses Guimarães, às 9h.
 

Em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, 17 de abril é considerado Dia nacional e internacional de luta camponesa. A sessão solene faz parte da Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária, que neste ano, além da reforma agrária inviabilizada pelo Governo Bolsonaro, pauta a reforma da previdência.
 

“Ao suspender a vistoria de imóveis que já deveriam atender famílias Sem Terra, ao suspender a demarcação do território indígena e o reconhecimento do território quilombola, o Governo Bolsonaro mostra que sua política é destruir os povos do campo. As políticas de Reforma Agrária que já vinham sofrendo retrocessos ao longo dos anos, principalmente após o golpe de 2016 estão sendo praticamente extintas”, disse Alexandre Conceição, da direção nacional do MST.
 

Desde o seu terceiro dia de governo, Bolsonaro anunciou a suspensão das políticas de reforma agrária. De acordo com Conceição, a medida tem grande impacto: “Mesmo revogando os seus próprios atos, o fato concreto é que cerca de 250 processos de compra e desapropriação de novas áreas estão paralisados e isto atinge diretamente as 150 mil famílias acampadas no Brasil. A reforma da previdência também fere de morte a população rural, ao não considerar as especificidades do trabalho rural”, completou.
 

A sessão solene foi iniciativa dos deputados federais Valmir Assunção, João Daniel, Paulo Pimenta, Patrus Ananias, Natália Bonavides, Marcon, Nilto Tatto e Gleisi Hoffman.

 

Editado por Fernanda Alcântara