MST participa de audiência com governador Hélder Barbalho em Belém (PA)

Foram levantadas pautas referentes ao combate à violência no campo e regularização de áreas do movimento
Reuniaocomgovernador2.jpg
Encontro debate ameaça de despejos contra as famílias acampadas e a violência contra os camponeses por parte do latifúndio no estado do Pará. Foto: Willys Lins

Da Página do MST

Nesta terça feira (16) o MST foi recebido pelo governador do estado do Pará, Hélder Barbalho (MDB). A reunião contou com a presença da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), da Secretaria Estadual  de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) e da deputada estadual Marinor Brito (Psol).

Entre as pautas reivindicadas pelo MST estão combate à violência no campo,a regularização de áreas do movimento, o fim dos despejos no estado, contra o fechamento das escolas do campo, pelo fortalecimento da agricultura familiar e compromisso com a Reforma Agrária.

Um dos pontos mais abordados pelo movimento foi justamente a ameaça de despejos contra as famílias acampadas e a violência contra os camponeses por parte do latifúndio no estado do Pará.
O governador afirmou que sua gestão está abertao ao diálogo com todos os movimentos sociais, e ressaltou  sua determinação em combater a impunidade da violência no campo, garantindo que não será tolerada posturas violentas.

Reuniaocomgovernador.jpg
Foto: Willys Lins

Para agilizar o andamento da pauta, determinou-se a criação de grupos de trabalho composto por representantes do movimento e do governo, que farão reuniões para avançar no diálogo e também no atendimento às reivindicações.

Para Poliane Soares, da direção nacional do MST, essa primeira reunião foi positiva. “Foi o primeiro passo para apresentação de nossa pauta histórica e terá desdobramentos concretos nas secretarias do governo. A partir disso, continuaremos nosso diálogo a fim de avançarmos cada vez mais em nossa luta”, ressaltou.

Francisco Moura, da direção estadual do Pará, ressaltou a importância da reunião dada a conjuntura atual. “Estabelecer este diálogo com o governo é fundamental nesse momento difícil para o país, pois sinaliza uma abertura para tentar solucionar os conflitos no campo. Construímos uma agenda de reuniões e vamos continuar mobilizados para garantir que nossa pauta seja atendida”, finaliza.
No final da reunião, foi entregue ao governador uma cesta com produtos da V Feira da Reforma Agrária Mamede Gomes que está sendo realizada pelo movimento no Mercado de São Brás.

 

Editado por Fernanda Alcântara