Famílias Sem Terra de Macaé promovem Fórum Municipal de Agroecologia

A atividade foi realizada após a instalação da Unidade Pedagógica em Agroecologia no acampamento
Forum Macaé [2].jpeg
Neste sábado acontece o Fórum Municipal de Agroecologia de Macaé (RJ)
Fotos: Pablo Vergara/ Comunicação MST-RJ

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Com o tema: “Educar e plantar para construir a Reforma Agrária Popular”, acontece neste sábado (27) o primeiro Fórum Municipal de Agroecologia na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.  
 

O fórum é promovido a partir da parceria entre as famílias Sem Terra que vivem hoje no acampamento Edson Nogueira onde foi implantada a Unidade Pedagógica em Agroecologia,  a Prefeitura de Macaé e o Conselho de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores.

Luana Carvalho, da direção do MST no Rio de Janeiro, conta que durante o fórum será a apresentada a experiência da Unidade Pedagógica. “A ideia é que possamos trazer algumas experiências de educação em agroecologia para debater e construir o projeto pedagógico da nossa unidade”, argumenta.
 

Diante da importância transversal da agroecologia e da educação popular no atual cenário, o fórum celebra a formalização do funcionamento da Unidade Pedagógica, além de dar visibilidade à parceria entre o MST e a prefeitura de Macaé.
 

Unidade Pedagógica
 

Atualmente, a unidade pedagógica abriga sua primeira turma, que começou em fevereiro de 2018 e hoje conta com 80 educandos matriculados.

Ela está localizada na região serrana da cidade e foi desapropriada pela prefeitura do município, em 2000. A área é pública e está ocupada desde o ano passado, após despejos violentos na região.
 

O local para a instalação da escola está em processo de negociação entre as famílias Sem Terra e a prefeitura desde março deste ano, após os acampados conseguirem a suspensão da reintegração de posse e iniciarem o diálogo para construção da unidade pedagógica de agroecologia.

Forum Macaé [1].jpeg
A ideia é promover a troca de saberes
sobre agroecologia/ Foto: Pablo Vergara

O ensino na unidade é voltado para a troca de saberes com a formação técnica e política sobre agroecologia, tendo como público as famílias Sem Terra acampadas e as(os) trabalhadoras(es) dos centros urbanos.

Segundo o corpo docente, o espaço foca não somente nos trabalhadoras e trabalhadores do campo, mas também busca atingir os trabalhadores(as) urbanos e estudantes com objetivo de estimular o cultivo e a produção de alimentos saudáveis aliados à preservação do meio ambiente.
 

“A nossa proposta é construir um centro de referência em agroecologia, que possa trabalhar com formação e capacitação dos assentados da Reforma Agrária e da agricultura familiar. Queremos envolver tanto o público do campo quanto o urbano, pensando na construção da agroecologia nas cidades também, fazendo parcerias com a Secretaria de Assistência Social de Macaé para ofertar formação em educação e agroecologia a todo esse público”, explica Luana.
 

Algumas aulas estão sendo viabilizadas por professores de universidades parceiras, os encontros ocorrem nos finais de semana: o sábado é destinado às aulas teóricas, já os domingos ao trabalho prático.
 

A unidade funciona em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que também possuiu convênios e projetos com outras entidades públicas, como um edital de assistência técnica para habitação de interesse social com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro.

Forum Macaé [4].jpeg
Primeira turma começou em fevereiro
de 2018/ Foto: Pablo Vergara

Algumas universidades do estado realizam projetos de pesquisa e extensão nos espaços, estabelecendo intercâmbios e trocas de saberes e práticas em relação à produção agroecológica, educação popular, Reforma Agrária e produção de alimentos saudáveis.
 

O acampamento Edson Nogueira desenvolveu também uma “parada agroecológica”, aonde é comercializada a produção coletiva tanto das famílias acampadas no local quanto as que vivem no assentamento PDS Osvaldo de Oliveira.
 

Encontro
 

O encontro de formalização do funcionamento da Unidade Pedagógica ocorre neste sábado entre às 8h e 17h, no Centro de Convenções de Macaé. O evento será gratuito e aberto para os interessados em debater a proposta de educação popular da Unidade Pedagógica com o as famílias do MST e as entidades parceiras.
 

Conheça a programação do Fórum e confirme sua presença no evento. Para se inscrever, acesse aqui.