Unioeste realiza VI Jornada Universitária em Cascavel no Paraná

Atividades trazem o debate da reforma agrária para o meio acadêmico
Jura Cascavel [1].jpeg

Por Geani Paula de Souza
Da Página do MST

Este mês, a VI Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel, traz debates e denuncias sobre os sucessivos ataques à democracia e aos movimentos sociais.

Realizadas nos dias 24 e 25 de abril, a jornada é um espaço que proporciona a exposição de estudos científicos da realidade agrária por meio de distintas linguagens, além de realizar a defesa da reforma agrária popular e da alimentação saudável livre de agrotóxicos e transgênicos.

“O objetivo é trazer o debate da reforma agrária para o meio acadêmico, envolver os diversos grupos de pesquisa e os diversos sujeitos que estão na universidade nesse debate. Aproveitamos que, no mês de abril, o MST e outros movimentos da luta pela terra promovem a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária para aproximar a todos”, explica João Campos do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais da Unioeste.

O evento iniciou com uma mesa de debates sobre a questão agrária na região oeste do Paraná, e trouxe um documentário que mostra a vida de 11 famílias que vivem no pré-assentamento Jangadinha há mais de 20 anos, mas estão com reintegração de posse marcada para este mês.
Para o Movimento Sem Terra, este é um momento de resistência no campo.
 

“A luta nossa vai continuar, não tem como parar. Nosso movimento surgiu lá em 1984, no período da ditadura militar, mas continuamos produzindo porque resistimos. Por isso devemos continuar fortes, com a nossa juventude Sem Terra e os nossos parceiros”, disse Celso Barbosa, da coordenação do MST na região.

A região oeste do Paraná é onde esta concentrada uma parcela grande do agronegócio, com grandes extensões de terras com plantações de soja e milho, por isso a sociedade rural é bastante atroz quando se diz a respeito dos movimentos sociais do campo.

Ainda durante a JURA ficarão em exposição pôsteres com a temática dos agrotóxicos e os impactos ao meio ambiente e a saúde, além da mostra fotográfica da questão agrária brasileira.
 

Alimentação saudável para todos

Uma das temáticas do evento é alimentação orgânica produzida nos assentamentos da Reforma Agrária na construção de mecanismos alternativos para a comercialização de produtos agroecológicos.

O objetivo de debater este tema é a unificação a partir do que se têm estudado e pesquisado sobre os malefícios do veneno na população. Por isso, a JURA traz o debate da reforma agrária, para fortalecer o argumento de que, a partir da Reforma Agrária Popular, é possível fomentar a produção de alimentos saudáveis no campo.

Durante todo o mês de abril outras universidades paranaenses realizam Jornadas Universitárias, tais como Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Editado por Fernanda Alcântara