13 frases de Lula para entender o Brasil nos dias de hoje

Para alguns setores é difícil engolir que - mesmo preso - Lula é capaz de analisar a conjuntura e fazer uma digressão tão lúcida e certeira do período pelo qual passa o país
201904261639_6d747c232e.jpg
Foto: El País 

 

Da Página do MST 

Após a censura imposta pelo Superior Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pôde, enfim, falar ao El País e à Folha de S. Paulo na última semana. 

Além do retrato de sua popularidade, a comoção gerada antes e depois da entrevista mostra a força que Lula exerce nos seus apoiadores e também nos seus opositores. 

O desespero de parte da imprensa e de algumas figuras em desqualificar as declarações do ex-presidente falam por si só. 

Para alguns setores é difícil engolir que – mesmo preso – Lula é capaz de analisar a conjuntura e fazer uma digressão tão lúcida e certeira do período pelo qual passa o país. 

Abaixo, separamos algumas frases ditas por Lula que retratam bem esse cenário, acompanhe: 

 

1 – “Eu quero provar a farsa montada. Eu quero provar. Montada aqui dentro, no departamento de Justiça dos Estados Unidos, com depoimento de procuradores, com filme gravado, e agora mais agravado com a criação da fundação Criança Esperança do Dallagnol, pegando 2,5 bilhões de reais da Petrobras para criar uma fundação para ele”.

2 – “Aqueles juízes do TRF4 que nem leram a sentença”.

3 – “Quem tem 73 anos de idade, quem construiu a vida que eu construí neste país, quem estabeleceu as relações que eu estabeleci, quem fez o Governo que eu fiz nesse país, quem recuperou o orgulho e a auto estima do povo brasileiro como eu e vocês fizemos no meu período de Governo, não se entrega. Eu não vou me entregar”.

4 – “Eu digo sempre, quem nasceu em Pernambuco e não morreu de fome até os cinco anos de idade, não se curva mais a nada”.

5 – “E eu tô vendo o que é esta obsessão que está acontecendo agora, a obsessão de destruir a soberania nacional, a obsessão de destruir empregos, a obsessão de juntar um trilhão. Pra quê? Às custas dos aposentados?”

 

6 – “Nunca vi um presidente bater continência para a bandeira americana. Nunca vi um presidente dizer &”39;eu amo os Estados Unidos&”39;. Ama sua mãe, ama o seu país”.

7 – “Tem gente que está aqui exatamente desde o dia que eu cheguei. Vai para a casa, lava a roupa e volta. Então eu serei eternamente grato. Não sei se isso já aconteceu alguma vez na história com alguém, mas eu não sei o que fazer para agradecer”.

8 – “Tivemos uma eleição atípica no Brasil. Vamos ser francos. O papel do fake news na campanha, a quantidade de mentira, a robotização da campanha na Internet foi uma coisa maluca”.

9 – “A política está efetivamente demonizada, e vai se levar um tempo muito grande para gente poder tratar a política com seriedade”.

10 – “O PT não foi destruído, o PT perdeu uma eleição. O PT provou que é o único partido que existe nesse país enquanto partido político. Quando você falar em partido político no país, você lembra do PT. O resto é sigla de interesses eleitorais em momentos certos”. 

11 – “O impeachment, a cassação da Dilma e o golpe não fecharia com o Lula em liberdade”.

12 – “Quando você fala em autocrítica pra mim eu acho que… Eu, por exemplo, acho que tive um erro grave. Eu poderia ter feito a regulamentação dos meios de comunicação”.

13 – “Diga-me o seguinte: ‘Lula, você está livre, vai morar nas Bahamas, vamos alugar uma casa pra você lá você vai ter água de coco todo dia de manha. O compromisso é você não fazer política’. Eu digo o seguinte: vou ficar aqui, sem água de coco, sem Bahamas na esperança de que eu vou andar por esse país levantando a cabeça do meu povo pra gente conquistar direitos. O povo tem que tomar café da manhã, almoçar e jantar todo dia e, se puder, comer bolachinha no meio da tarde com café com leite. E, se puder, um lanchinho 22h antes de dormir. Quero que o povo vá ao teatro, ao cinema. Tem coisa mais maravilhosa do que o pobre pegar o avião? Não sabe nem como entrar no banheiro, mas pega o avião e vai pra sua terra. E é por isso que eu vou brigar, e por isso que eu sei que tem muita gente e que não gosta de mim. Por isso, estou aqui de cabeça erguida, estou aqui com orgulho de defender o povo”.