Brasil é campeão em desmatamento de florestas primárias no mundo

A informação é do Global Forest Watch, estudo publicado na última semana pela Universidade de Maryland

 

 

Da Página do MST 

O Brasil foi o país que mais perdeu árvores em 2018 em todo o mundo. A informação é do Global Forest Watch, que foi atualizado e divulgado pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, na última semana.

Os pesquisadores também descobriram que, aproximadamente, 3,6 milhões de hectares de floresta tropical primária desapareceram no ano passado. Só na Amazônia Legal esse número chegou a 1,35 milhão de hectare perdido.

Já em todo mundo as árvores cortadas no ano passado são suficientes para cobrir toda a Bélgica ou dois Estados de Connecticut, segundo o relatório.

Todo esse desmatamento é causado principalmente pela monocultura, mineração, desenvolvimento de infraestrutura e incêndios que se intensificaram, graças ao aquecimento global.

Enquanto o país segue nessa posição alarmante, Jair Bolsonaro esvazia a pasta do Meio Ambiente. Uma das principais medidas envolve a transferência do Serviço Florestal Brasileiro para o Ministério da Agricultura.

O serviço é responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que regulariza propriedades rurais e faz a gestão de áreas de reserva e preservação.

A pasta da Agricultura também passa a ser responsável pela identificação, delimitação, demarcação e pelos registros de terras indígenas e quilombolas, competências antes exercidas pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Outra medida desastrosa foi a extinção da Secretaria de Mudanças do Clima e Florestas. Com ela, deixam de existir o Departamento de Políticas em Mudança do Clima e o Departamento de Monitoramento, Apoio e Fomento de Ações em Mudança do Clima.

Além de prejudicar a estabilidade do clima e a conservação da biodiversidade. Esse descaso de Bolsonaro com o meio ambiente prejudicam diretamente os povos originários do país.

O descaso do atual governo com o meio ambiente beira o absurdo, o Brasil cumpre um papel fundamental na preservação do meio ambiente em todo mundo. Relatórios como esse só confirmam o viés do atual governo que em como único objetivo privilegiar o agronegócio.