Nota de falecimento do companheiro uruguaio Julio Marenales

Ex-guerrilheiro militou ao lado de Mujica e ajudou na coalizão de esquerda da Frente Ampla

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra- MST lamenta profundamente o falecimento do companheiro ex-guerrilheiro Julio Marenales, ocorrido às 20h do dia 14 de maio na cidade de Salto, no Uruguai.

Marenales tinha 89 anos, era carpinteiro de profissão e foi uma das principais lideranças fundadora do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T) do Uruguai. Em 1972, ele foi preso pela ditadura cívico-militar, permanecendo recluso até 1985.

Em liberdade, participou ativamente ao lado de José “Pepe” Mujica na luta pelo fortalecimento da democracia e  foi um dos principais responsáveis pela formação do Movimento de Participação Popular (MPP), criado para integrar a coalizão de esquerda Frente Ampla (FA), fundamental para eleger Mujica em 2010 presidente do Uruguai.

“O Velho”, como era popularmente conhecido, sempre apoiou e defendeu a luta do MST. E por diversas vezes manifestou sua sabedoria e rebeldia em favor das lutas transformadoras em nosso continente.

Certamente, o mundo perde um lutador incansável, que dedicou sua vida simples e digna, seu pensamento crítico e sua ternura em favor da classe trabalhadora.

Júlio Marenales!
Presente!
Presente!
Presente!

Do MST no Rio de Janeiro