No Alto Sertão de Alagoas, encontro reúne amigos e amigas do MST

Encontro dos Amigos e Amigas do MST no Sertão de Alagoas celebrou a unidade e a resistência sertaneja na última quinta-feira
AmigosMST.jpg
Encontro no assentamento Gastone Beltrão, em Olho D’Água do Casado (AL) – Fotos: Gustavo Marinho

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

 

O debate e a confraternização marcaram o primeiro Encontro dos Amigos e Amigas do MST no Alto Sertão de Alagoas. Reunindo os parceiros e parceiras do MST na região, o encontro aconteceu na última quinta-feira (16), no assentamento Gastone Beltrão, na cidade de Olho D’Água do Casado (AL).
 

Professores, estudantes, lideranças comunitárias e militantes de movimentos populares, além de representantes do Poder Público na região, participaram da atividade que, com muita animação e mística, refletiu sobre o momento que estamos vivendo, bem como o desafio dos sertanejos e sertanejas de Alagoas na construção da unidade que possibilite ampliar as ações de resistência nos territórios.
 

AmigosMST-32.jpg

José Neto, da direção nacional do MST e assentado da Reforma Agrária na região do Sertão, destacou a importância de poder reunir os amigos e amigas do Movimento na conjuntura que vivemos hoje.

“Poder reunir nossos amigos e amigas no Sertão de Alagoas é fundamental para o atual cenário de ataques e retrocessos que vivemos no país”, explicou. “Olhar para o Sertão Alagoano é olhar para uma história de resistência permanente, seja no campo ou nas cidades da região, e esse momento nos coloca a tarefa e a responsabilidade de estarmos cada vez mais juntos e juntas”.

Ainda de acordo com o dirigente, o Encontro também possibilitou confraternizar e celebrar com os parceiros do Movimento. “Estamos sempre fazendo lutas, marchas e diversas ações juntos, na defesa do Sertão e dos direitos do povo brasileiro, esse também é um momento para que a gente possa celebrar a nossa resistência, a nossa luta e a nossa utopia”.

Construindo uma agenda ampla de ações coletivas entre o MST e os amigos e amigas, o Encontro apontou a centralidade na luta da defesa da aposentadoria, da educação pública, da democracia e por Lula Livre.

 

Uma série de ações devem ser desenvolvidas na região para ampliar o debate com o conjunto dos sertanejos e sertanejas, a exemplo das audiências públicas propostas para acontecer em todas as cidades da região, envolvendo a população para debater os problemas do Sertão e as possibilidades de saídas coletivas.

AmigosMST-35.jpg

Para a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no Campus Sertão, Suzana Santos, o encontro expressou a necessidade de unidade para o próximo período. “Nosso momento político atual é um momento de muita incerteza e de muitas mudanças que são verdadeiros retrocessos, em especial para a população que precisa de políticas sociais”

Suzana completou reafirmando esta parceria. “Temos uma grande admiração pelo MST e estamos aqui pela certeza de que para enfrentar esses momentos de incertezas e de criminalização dos movimentos sociais e da atividade docente é caminhando junto e reunindo forças”, disse.

Segundo José Neto o encontro com os amigos na região deverá ocorrer periodicamente, com os objetivos de construir uma frente ampla em defesa do Sertão Alagoano. “Vamos seguir convidando e convocando aqueles e aquelas que se colocam nas fileiras de luta aqui na região, para construir e fortalecer uma rede que paute as lutas unitárias, amplie nossa mobilização e reforce nossa unidade no campo e na cidade”.