Copa Estadual da Reforma Agrária leva alegria e integração à Bahia

Ato de abertura resgatou a luta das famílias Sem Terra e a integração do campo e cidade
CopaReformaAgraria[4].jpg
1ª fase do Torneio Estadual da Reforma Agrária – Fotos: Coletivo de Comunicação da Bahia

Por Coletivo de Comunicação da Bahia
Da Página do MST

 

Muito futebol, integração e alegria marcaram a 1ª fase do Torneio Estadual da Reforma Agrária, realizada neste domingo (19) em dez regionais do MST na Bahia.
 

Cerca de três mil acampados e assentados de todas as regiões do estado participaram do torneio de futebol, promovido pelo estado de forma a integrar o campo e a cidade.

Ao todo, cerca de 200 times participarão do torneio nas categorias masculino e feminino. As equipes passarão pelas etapas de brigada, regional e estadual. O torneio segue com os times campeões e vices, que formarão 60 times para disputar os torneios nas 10 regionais. Estas regionais formarão 2 seleções (1 masculina e 1 feminina), que ao completar 20 times, compõem a estadual. A final será em Salvador, no estádio do Pituaçú, entre os dias 11 a 13 de outubro deste ano.

Segundo Evanildo Costa, da direção nacional do MST, a equipe vencedora levará para casa o troféu da 1ª edição da Copa Estadual da Reforma Agrária. Para Costa, este torneio será um marco na Bahia: “É a primeira vez que fazemos algo tão grande no futebol e que integre a nossa militância, amigos, parceiros e os movimentos do campo”, afirmou.
 

CopaReformaAgraria[3].jpg

O principal objetivo do evento não é promover a competitividade, mas envolver os Sem Terras em torno do esporte, propiciar momentos de integração e alegria e celebrar os frutos da reforma agrária. É por isso que, além dos jogadores, também entrarão em campo mística, alimentos orgânicos que são produzidos em áreas da Reforma Agrária e formação.

A ideia é estreitar cada vez mais os laços entre os movimentos do campo e da cidade e dialogar com a sociedade.
 

“Nosso lema é Sem Terra não enrola, ocupa terra e joga bola. Aqui no campeonato tem espaço para homens e mulheres, jovens e veteranos, não tem disputa e sim confraternização. Queremos que a alegria continue sempre dentro e fora do campo para construirmos a reforma agrária popular”, explica Costa.
 

Para Edson Santos, filho de assentado, esse  é um momento histórico para nosso movimento e integração do MST com a cidade, além da promover a alimentação saudável. “O esporte nos une e isso é muito importante, principalmente para os nossos pais, que podem reencontrar o pessoal do tempo de acampamento”, diz Santos.

Formação com a juventude
 

CopaReformaAgraria.jpg

Para além dos jogos, a Juventude Sem Terra está organizada para momentos de formação uma dia antes dos jogos. Para Clara Andrade, esse é um momento fundamental para os jovens do campo refletirem sobre o momento em país e debater essa conjuntura.
 

“Os temas debatidos envolvem coisas que estamos vivenciando na prática, a questão cultural, questões raciais que nós sofremos, e como a falta de politicas públicas tem afetado a juventude do campo e da cidade,” conclui Andrade.
 

A Copa Estadual da Reforma Agrária na Bahia é mais uma das ações do MST que combina campo e cidade, formação e diversão, demonstrando que futebol e formação pode dar jogo!

Editado por Fernanda Alcântara