Assentamento 25 de Maio comemora 30 anos de resistência, no Ceará

O assentamento foi o local da primeira ocupação de terra do MST no Ceará e representa o berço de luta no estado
IMG_0701.jpg
Comemorações dos 30 anos do assentamento 25 de Maio, no Ceará. Foto: Aline Oliveira

 

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

 

Na manhã do último sábado (25), o assentamento 25 de Maio, considerado o berço do MST no Ceará, amanheceu com fortes raios de sol e matas verdes que concretizam o sonho dos camponeses e camponesas nesse período chuvoso. Há exatos 30 anos acontecia à primeira ocupação de terra do MST no Ceará. 

Na época, a ocupação contou com mais de 400 famílias, oriundas de diversos municípios: Madalena, Quixeramobim, Boa Viagem, Canindé, era gente que buscava conquistar um pedaço de chão para plantar, colher e criar seus filhos.  

A integrante da direção estadual do MST no Ceará, Andréia Caetano, relembrou a importância de festejar os 30 anos do Assentamento 25 de Maio, que foi o berço de luta do MST no estado e apontar a necessidade de seguir na resistência e na luta em defesa da classe trabalhadora no país.

“Foi nestas terras que a bandeira vermelha da luta pela terra tremulou pela primeira vez, e desde então muitos latifúndios tem sido ocupado e democratizado. O latifúndio da terra, do conhecimento, do ar, e tantos outros, que nos desafiamos a ocupar e permanecer na resistência. É momento de festejar as conquistas, de comemorar nossa resistência e nos prepararmos para lutar pelos nossos direitos, exigir a liberdade do presidente Lula e lutar contra as reformas do atual governo”, ressalta Andréia.

As comemorações dos 30 anos de lutas, conquistas e resistência das famílias assentadas, iniciaram por volta às 10 horas e seguiram até as 17 horas, com um torneio de futebol da Reforma Agrária, com a participação de oito times das comunidades do assentamento 25 de Maio e de assentamentos vizinhos.

A noite foi realizado um ato político com representantes do município de Madalena, do assentamento 25 de Maio e militantes do MST, e a participação especial de umas das matriarcas da luta pela terra no Ceará, Maria Lima. Em seguida, os participantes apreciaram a apresentação do grupo de teatro “Carcará”, com a peça “Guardiões da Luta”. A apresentação retratou a luta pela terra, desde as ligas camponesas até a atualidade.
 

IMG_0717.JPG
Apresentação de peça do grupo de teatro Carcará. Foto: Aline Oliveira

O grupo de teatro “Carcará” foi idealizado pela militância do MST, da região do sertão central do Ceará e contou com atores da Escola de Ensino Médio do Campo João dos Santos de Oliveira. As atividades aconteceram na comunidade de Quieto, em vários espaços do Assentamento 25 de Maio.

Com o lema “MST Ceará, 30 anos de resistência popular” a quadrilha junina “Arraiá Pula Fogueira” foi uma das atrações da noite. A programação foi encerrada com uma festa dançante.

Durante todo este ano o MST do Ceará irá promover diversas festividades para comemorar as conquistas, resistência e as diversas lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora. A comemoração final está prevista para acontecer durante o 32º Encontro Estadual do MST, em dezembro deste ano.

MST Ceará, 30 anos de lutas, conquistas e resistência popular!

Em 25 de Maio de 1989, acontece a primeira ocupação de terra organizada pelo MST no Estado do Ceará. Com cerca de 450 famílias a ocupação aconteceu na antiga fazenda Reunidas de São Joaquim, localizada nos municípios de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem, em uma área de 22.992 hectares de terra.

Durante os 30 anos de resistência no estado o MST realizou várias ações na luta pela terra. Foram conquistados mais de 200 assentamentos federais e estaduais, com Escolas do Campo nos assentamentos, que oferecem do ensino básico ao médio, além de cursos formais nas universidades, transporte escolar, projetos produtivos, agroindústrias, cooperativas, rádios comunitárias, acesso ao crédito, moradia de qualidade, atendimento médico, entre outras importantes conquistas.

 

*Editado por Solange Engelmann