Seminário discute desmonte da previdência com religiosos, professores e movimentos sociais

Os impactos da reforma trabalhista, da terceirização e da capitalização são alguns do temas de discussão

fundoface-2.jpg

 

Da Página do MST 

Começou nessa segunda-feira (27) e vai até a próxima quarta-feira (29), no Centro Cultural Missionário, em Brasília, o seminário “Desmonte da Previdência Social no Brasil: a quem interessa?”. Promovido pela Rede Jubileu Sul, a atividade conta com a participação de parlamentares, especialistas e religiosos da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).  

“Não é reforma da Previdência, é o fim da Previdência e da Seguridade Social. Está em jogo o futuro de quem está no mercado de trabalho, de quem já se aposentou e de quem ainda nem nasceu. É o fim do dinheiro que os patrões, os empregadores e Estado dão como contribuição”, denuncia a economista Sandra Quintela, articuladora nacional da Rede Jubileu Sul Brasil.

Dentre os principais temas de debate, está a proposta de capitalização da aposentadoria, em que a experiência do Chile será trazida por Recaredo Galvez, integrante da Fundación Sol, organização que realiza estudos sobre o mundo do trabalho chileno. Os impactos da Reforma Trabalhista e da terceirização à previdência também serão debatidos com a assessoria do juiz do Trabalho, Jorge Luiz Souto Maior.

No Brasil, a Rede Jubileu Sul, é ampla mobilização ecumênica, coordenada por vários movimentos sociais, organizações populares, pastorais e comunidades. Dentre as parcerias para a realização do seminário, estão a Via Campesina, a Plataforma DhESCA, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, o Andes – Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior, a CNBB/Pastorais Sociais, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), entre outros.