Atos em defesa da educação são realizados em todo país nesta quinta-feira

24 capitais confirmaram mobilizações ao longo do dia

WhatsApp Image 2019-05-30 at 15.25.12.jpeg

 

Da Página do MST 

 

Milhares de pessoas saíram às ruas de todo Brasil em defesa da Educação no último dia 15 de maio. Hoje (30), pelo corte de 30% do orçamento das universidades federais, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) e contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro (PSL), que ameaça o direito a aposentadoria e favorece o sistema financeiro, a população volta às ruas de todo país. 

 

Confira abaixo alguns estados mobilizados até o começo desta tarde:  

 

Pernambuco 
 

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, professores, alunos e representantes de partidos, associações e movimentos populares saiu em caminhada pelas principais ruas do Centro da cidade carregando cartazes e gritando palavras de ordem em favor da educação.

No Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Caruaru e na  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi aprovada a paralisação das aulas nesta quinta.

WhatsApp Image 2019-05-30 at 09.55.34.jpeg
Pernambuco

Bahia 

Na Bahia, professores e estudantes realizaram um ato nesta manhã no Centro de Salvador. A concentração começou por volta das 9h, no Largo do Campo Grande. Manifestações também foram realizadas em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Amargosa, recôncavo da baiano. 

 

São Paulo 

Em Presidente Prudente, no interior de SP, uma aula pública sobre os cortes na educação reuniu estudantes e professores. Um grande mobilização está marcada para às 17h no Largo da Batata. 

 

Brasília

Cerca de 10 mil pessoas retomam a esplanada dos ministérios em Brasília em mobilização contra a política de cortes na educação do Governo Bolsonaro. 

 

WhatsApp Image 2019-05-30 at 14.01.14.jpeg
Brasília

 

 

Alagoas 

Em Delmiro Gouveia, no Alto Sertão de Alagoas, representantes de movimentos populares, estudantes e professores, marcharam pelo Centro da cidade. Em Penedo, região sul do estado, manifestantes também realizaram atos contra os cortes do governo Bolsonaro e em defesa da educação. 
 

WhatsApp Image 2019-05-30 at 12.09.44.jpeg
Alagoas

 

 

*Esse balanço é preliminar e será atualizado de acordo com a chegada de informações. 

**Para ver mais fotos e vídeos sobre os atos em todo Brasil, acesse as nossas redes oficiais no FacebookTwitter e Instagram