Livro alerta para paralelos entre poluição e saúde humana

Disponível na Expressão Popular, Ensaios sobre poluição e doença no Brasil mostra os males da industrialização

 

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

A poluição do solo, da água e do ar são preocupações ganha cada vez mais espaço em nossas vidas, não só em vista do meio ambiente, mas para a preservação de nossa própria saúde e sobrevivência.

E é exatamente esse o mote do livro Ensaios sobre poluição e doença no Brasil, organizado pela Profª Drª Sonia Corina Hess.

O livro, lançado pela Livraria e Editora Expressão Popular,  traz informações e opiniões de diferentes técnicos e pesquisadores sobre os riscos à saúde que corremos todos os dias com produtos do dia a dia, como inseticidas, repelentes, cosméticos, tecidos sintéticos, e muitos outros.
 

“Não se tem a pretensão de esgotar os assuntos abordados mas, sim, de oferecer aos leitores dados e informações para que compreendam situações que podem representar riscos relevantes à sua saúde”, afirmou Hess.
 

Ensaios-sobre-poluição-e-doenças-no-Brasil.png
Livro já está disponível na Expressão Popular

Um dos assuntos de destaque do livro é a poluição hídrica, que atenta para a precariedade dos índices de tratamento de esgotos no Brasil.

De acordo com a autora, há muitos problemas relacionados à qualidade da água de mananciais, muito por causa das falhas na regulamentação sobre a água para consumo humano no Brasil.
 

O debate levantado pelo livro inclui também perspectivas históricas sobre o assunto no Brasil desde a década de 1950, quando as preocupações sobre poluição não iam além da gerada pelas chaminés das fábricas e pelo escapamento dos veículos, até os dias atuais e os impactos no solo e nas águas do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. 
 

Com uma linguagem acessível, os ensaios condensam informações técnicas sobre os perigos invisíveis na mesa dos brasileiros, fazendo-nos questionar:  Por quanto tempo nosso organismo será capaz de resistir?
 

Os artigos também apontam para a compreensão de como a produção de alimentos industrializados afeta cada vez mais a saúde da população. Um exemplo disso são as plantas transgênicas.
 

Hess também conseguiu reunir a opinião de pesquisadores comprometidos com o propósito de disseminar os impactos decorrentes do consumo permanente de alimentos processados contendo conservantes, açúcares, corantes e aromatizantes artificiais.

Neste mês em que são debatidos os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente, entender a influência negativa deste sistema na saúde, na natureza e no mundo do trabalho se torna fundamental.

Diante disso, esse é um material fundamental  que nos leva a entender a necessidade da suspensão do uso deste agrotóxico para a proteção dos ecossistemas e da saúde pública.