No Ceará, MST Realiza XV Encontro Estadual da Juventude Sem Terra

Mais de 200 jovens participam do encontro que busca fortalecer os compromissos da juventude na defesa e construção da Reforma Agrária Popular
Encontro de Jovens [1].JPG
Encontro “Juventude em Luta pela vida e por direitos”, no Ceará. – Fotos: Aline Oliveira

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

 

Na manhã desta terça-feira (18) o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) inicia o XV Encontro Estadual da Juventude Sem Terra, com o tema “Juventude em Luta pela vida e por direitos”. O encontro conta com a participação de 200 jovens de assentamentos e acampamentos de reforma agrária do Ceará, além de participação de representantes das organizações como Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, e outras organizações.
 

O encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre a atual conjuntura e fortalecer os compromissos da juventude na defesa e construção da Reforma Agrária Popular, além de ser um espaço para confraternizar e comemorar os 30 anos do MST no Ceará e promover a resistência ativa e a luta em defesa da terra e do território.
 

Encontro de Jovens [3].JPG

Durante os três dias a programação segue intensa, com mesas de debates em torno da conjuntura política do país e os desafios da juventude camponesa no atual contexto da luta de classes, roda de conversas em grupos com temas diversos, como, LGBT, agroecologia, ocupação do latifúndio do ar, gênero e sexualidade, feminismo entre outros.

A programação segue à noite com exposição fotográfica em homenagem aos 30 anos do MST Ceará, amostra cultural da produção artística da juventude Sem Terra, jornada socialista e noite cultural, onde será lançada a Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, com o baile “Se não posso dançar, essa não é minha revolução”.
 

Para Hildebrando dos Santos Soares, vice-reitor na Universidade Estadual do Ceará (UECE),  “receber a juventude camponesa é motivo de muita alegria pra universidade”. Ele ressalta que o espaço da universidade é do povo e, portanto, deve ser ocupada pelo povo. “É importante que nós tenhamos a clareza de qual é nossa tarefa diante de todos esses ataques feitos de forma sistemática às universidades públicas efetuados pelo atual governo. A tarefa de defender uma educação pública de qualidade é nossa, é da juventude do campo e da cidade”.
 

Encontro de Jovens [4].JPG

De acordo com Flávio Gomes, do coletivo de juventude do MST Ceará, “o encontro é um importante espaço de formação para juventude do Ceará, principalmente na atual conjuntura. Precisamos está organizados para contrapor os avanços do capital e estarmos em luta permanente”, afirmou.

A avaliação dos jovens também é positiva. “Esse é o terceiro encontro de jovens que eu participo, acredito que o encontro nos fortalece na questão orgânica dos nossos coletivos, na formação política e, principalmente, nos desafios da atual conjuntura. É também um espaço de socialização das experiências, de animação e mística” afirma Amanda Pereira, jovem do assentamento Sabiaguaba, comunidade Caetanos de Cima em Amontada (CE).
 

O encontro se iniciou na manhã desta terça-feira (18) de junho e segue até quinta-feira (20). 
 

*Editado por Fernanda Alcântara