Na região centro oeste do Paraná, torneio de futebol une comunidades

Primeiro Torneio Regional da Reforma Agrária e da Democracia foi realizado no fim de semana em Rio Bonito do Iguaçu
Equipe campeã do torneio feminino - Foto Jaine Amorin.jpeg
Equipe campeã do torneio feminino – Foto Jaine Amorin

Por Jaine Amorin
Da Página do MST

A promoção de eventos esportivos e culturais vem sendo incentivada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em todo o Brasil com o objetivo de integrar as áreas reformadas e as áreas em conflitos. Com essa premissa, o MST da região Centro do Paraná realizou no último domingo (23) o Primeiro Torneio regional da Reforma Agrária e da Democracia na Vila Velha/CEAGRO, no município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. 

Equipe campeã do torneio masculino - Foto Deise Mari.jpeg
Equipe campeã do torneio masculino
 Foto Deise Mari

Para Mirian Maria Kunrath, da direção do MST na região centro do Paraná, é de fundamental importância a realização de eventos e atividades esportivos, culturais e artísticas. “Aqui na região a gente vem construindo torneiros de futebol tem objetivo de integrar”.  

Mirian destacou o efeito moral destes eventos para a organização e fortalecimento das comunidades. “É um efeito que vai além de integrar. Eles [os eventos] motivam as comunidades a se fortalecerem e se organizarem na questão cultural, esportiva e artística. A ampliação desses espaços de lazer para as famílias nos assentamentos e acampamentos é fundamental para garantir as condições de vida digna e de qualidade no campo” completa.

O evento teve a participação de aproximadamente 250 pessoas. Foram vendidos cerca de 50 churrascos (105 KG de carne) de gado e porco. O torneio de futebol cumpriu com o objetivo de confraternização entre as comunidades dos assentamentos e acampamentos da região.

Churrasco - Foto Jaine Amorin.jpeg

“A atividade em si foi muito boa, contou com grande participação da comunidade e cumpriu com seu intuito de confraternização entre as áreas de reforma agrária”. Destaca Thiago Gonçalves de Souza, coordenador da unidade Vila Velha.

O torneio contou com a participação de 5 equipes femininas e 12 masculinas, sendo todas formadas por comunidades de assentamentos e acampamentos de reforma agrária da região, com exceção de 2 times convidados da Universidade Federal da fronteira Sul (UFFS), um feminino e um masculino.

RESULTADO DO TORNEIO 

Modalidade Feminina:

1º LUGAR –  Dom Tomas Balduíno /Quedas do Iguaçu

2º LUGAR – Saudadense – Assentamento Fartura / Saudade do Iguaçu

3º LUGAR – Atlética UFFS / Laranjeiras do Sul

Modalidade Masculina:

1º LUGAR – Centro Novo – Ireno Alves / Rio bonito do Iguaçu

2º LUGAR – Bom de Bola – Ireno Alves / Rio bonito do Iguaçu

3º LUGAR – Atlética UFFS / Laranjeiras do Sul

 

*Editado por Fernanda Alcântara