MST reúne 30 educandos no 4º Curso de Comunicação, no Paraná

A formação ocorreu na Vigília Lula Livre, em Curitiba, com a participação de integrantes do MST de todas as regiões do estado
Divulgação comunic.jpg
30 educandos concluiram o 4º Curso de Comunicação Ulisses Manaças. Foto: Divulgação

 

Por Fernanda Almeida e Paulo Rogério
Da Página do MST

 

“Lutar, comunicar, construir o poder popular”! A palavra de ordem utilizada pelo Setor Comunicação do MST resume o objetivo dos cerca de 30 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que participaram da 4ª edição do Curso de Comunicação Popular Ulisses Manaças, entre os dias 8 e 19 de junho.
 

A atividade foi realizada no Espaço Marielle Vive de Formação e Cultura, que faz parte da Vigília Lula Livre, localizada ao lado da Superintendência da Polícia Federal onde o ex-presidente Lula é mantido preso político. O curso leva o nome do comunicador popular Ulisses Manaças, falecido em agosto de 2018. Ele viveu na região amazônica e foi um dos criadores do Setor de Comunicação Nacional do MST.

Wellington Lenon_COmunic.jpg
Foto: Wellington Lennon

Entre os conteúdos do curso estava a formação em audiovisual, rádio, fotografia, redes sociais, produção de texto, análise de mídia, história da comunicação, debate sobre a igualdade de gêneros, segurança de redes, conjuntura e a disputa da hegemonia.

Para o MST, a comunicação tem um papel estratégico na disputa da hegemonia e na narrativa sobre a realidade. É o que relata Ednubia Ghisi, integrante da Coordenação Político Pedagógica (CPP) do curso: “A comunicação é um dos instrumentos de luta necessários para enfrentar o latifúndio e construir uma nova sociedade. Os cursos têm o papel de multiplicar a pratica e a compreensão da comunicação popular nas bases do movimento”.
 

“O curso de comunicação é fundamental para nosso pensamento crítico. A gente consegue ter uma análise social e política do que acontece em nosso país e globalmente e como a mídia manipula a classe trabalhadora”, afirma Gustavo Gonçalves, morador do acampamento José Lutzenberger, de Antonina, e educando do curso.
 

Além das atividades do curso, os educandos participaram de programações externas e práticas de cobertura. A noite do 9 foi emocionante para a maioria da turma, pois para muitos foi a oportunidade de assistir pela primeira vez um filme no cinema. O grupo participou do lançamento do documentário “Chão”, que conta a história de um acampamento do MST de Goiás, exibido no 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O filme é dirigido por Camila Freitas e ganhou dois prêmios no Festival.
 

Como prática do curso, os educandos e educandas foram a campo para a cobertura da Greve Geral de 14 de junho contra a reforma da previdência e cortes na educação, que foi considerada uma das maiores mobilizações da classe trabalhadora brasileira neste primeiro semestre de 2019.
 

Para a educanda Raquel Viana, moradora do acampamento Dom Tomas Balduíno, de Quedas do Iguaçu, uma das principais atividades do curso foi a cobertura da greve: “Colocamos em prática o que aprendemos na teoria. Foi uma cobertura que alcançou vários públicos”.
 

Todos os educandos receberam o certificado de conclusão do curso com a carga horária 98 horas. Agora retornam para suas bases com a importantíssimo trabalho de dar continuidade à construção do Setor de Comunicação e Cultura do MST-PR.
 

Mão na massa
 

A partir das práticas do curso, parte da turma continuou no mesmo ritmo e viajou até a Lapa para fazer a cobertura da festa da colheita, que reuniu mais de mil pessoas para comemorar os 20 anos do assentamento Contestado, no dia 22.
 

Outro desafio assumido pelos comunicadores foi a produção de conteúdos sobre as mobilizações pela liberdade do ex-presidente Lula nos dias 24 e 25 de junho, na Vigília Lula Livre. Mais de 400 militantes do MST, de todas as regiões do Paraná, estiveram em Curitiba na expectativa de que o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) pudesse colocar Lula em liberdade.
 

Frutos da Vigília
 

Desde que a Vigília Lula Livre começou, em abril de 2018, a passagem da militância do MST no espaço tem avançado em intencionalidade, com formação, organização e luta permanente. Exemplo disso é a realização das quatro edições do Curso de Comunicação Popular, nos meses de outubro novembro abril e junho.

“Fazer o curso numa cidade igual a Curitiba e ao lado da Vigília Lula Livre é um diferencial para nós, pois geralmente os cursos são realizados nas bases”, afirmou Juliana Barbosa, integrante da CPP do curso.

Além dos cursos de Comunicação, o Espaço Marielle Vive já recebeu Cursos Básicos de Formação de Formadores, Curso Chê, Curso de Música, além de dezenas de formações, plenárias e exibições de filmes em que a militância do Movimento participou.

Greve Geral em poesia: “Um dia para nos salvar”

 

Seu Chocolate_Foto Bruno Alves.jpeg
Seu Chocolate. Foto: Bruno Alves

Ariulino Alves Morais, conhecido com Seu Chocolate, é agricultor e vive no assentamento Guanabara, localizado no município de Imbaú, no Paraná, e participou da turma do 4º Curso de Comunicação. Seu Chocolate é militante do MST desde o início dos anos 1980, e além de cultivar alimentos agroecológicos, conta em em versos a vida no campo e a luta pela transformação. O poeta lançou o livro “Vida, Luta e poesia” em 2018, durante a 17ª Jornada de Agroecologia.

Aos 75 anos e com muita disposição, seu Chocolate participou intensamente das ações da Greve Geral em Curitiba e Região Metropolitana, no dia 14, e resumiu o que viveu em uma poesia:

Na poesia a seguir, seu Ariulino mostra o seu olhar sobre a Greve:

Por Areulino Alves Morais (Chocolate)

“O movimento Sem Terra pensou

É preciso ir além da terra

É necessário entrar nesta guerra

Não é de foice nem facão

Olhar para outra dimensão

Enfrentar o modelo dominante

Uma forma que nos garante

Libertando das falsas comunicações

 

O setor de comunicação

Aproveitou nossa vigia

Criando esta maravilha

Um espaço para estudar

Forma de se preparar

Para o dia da grande vitória

Fazer a nossa memoria

Melhorando a forma de lutar

 

Doze dias estudando

E um dia para se manifestar

Ir para a greve para reforçar

Lutar junto com os companheiros

Indignação dos brasileiros

Contra um governo incompetente

A vergonha da nossa gente

Virou um pais dos traiçoeiros

 

O estudo de Comunicação

Para transmitir a verdade

Comunicar – se com serenidade

Buscando nossa independência

Audiovisual com transparência

Transmitindo amor e dedicação

Enfrentar os meios de comunicações

Que afeta a nossa consciência

 

Nosso curso também se mostrou

O que a grande mídia faz

Se juntando com o poder  é capaz

De prender trabalhador inocente

Transformando o povo em serpente

Ou transformando em sofredor

Na alegria ou na dor

Entramos nas ondas, sendo diferente

 

A história da comunicação

Ao longo de muitos anos

As técnicas foram modificando

Tão bem foi monopolizada

Pelos poderes gerenciada

Transmitindo o que bem queria

Em uma falsa democracia

Com gente sendo torturada

 

Fiquei muito feliz

Em ver nossos próprios militantes

Ensinando mais comandante

Com sucesso na comunicação

Melhorar a nossa organização

Comentada nas redes sociais

Buscando cada vez mais

Dos trabalhadores sua libertação

 

Fiquei feliz também

Ver jovem escrevendo a poesia”

Para mim uma grande alegria

São os valores essenciais

Rebeldias fundamentais

São a esperança de um mundo novo

São luzes para o nosso povo

As angustias ficarão para traz”

 

*Editado por Fernanda Alcântara