Atingidos ocupam linha de trem da Vale no Espírito Santo

Manifestação ocorre com paralisação nos trilhos
matériamab.jpg
Mais de 200 pessoas participaram hoje pela manhã da manifestação

Por Comunicação MAB
Da Página do MST

Por volta das 9h30 horas de hoje, cerca de 250 pessoas de ocupar a linha de trem da Vale e seguem em paralisação nos trilhos. Atingidos e atingidas reivindicam a contratação imediata da entidade de assessoria técnica, uma vez que aguardam desde dezembro de 2018. Os atingidos, em sua maioria pescadores, ribeirinhos, agricultores e comerciantes seguem em luta nos trilhos, no final da estrada de ferro Vitória-Minas. O trancamento está sendo no bairro Carapina, no município Serra, na chegada do Porto de Tubarão.

O direito à assessoria técnica foi consagrado no Termo aditivo ao TAP no dia 16 de novembro de 2017. Após essa data o Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH) passou a atuar no território como expert do Ministério Público Federal (MPF) para acompanhar a contratação e garantir o direito de participação dos atingidos e atingidas.

Passados mais de três anos foi realizada a contratação das assessorias técnicas para apenas três territórios, Mariana, Barra Longa, Santa Cruz Escalvado/Rio Doce/Chopotó. Apesar de já terem sido escolhidas as entidades de 9 assessorias para o ES e mais 9 para MG, as quais em sua maioria foram finalizadas em dezembro de 2018, nenhuma delas foi efetivadas. Cabe observar que o mesmo direito à assessoria técnica foi assegurado para as populações atingidas em Brumadinho, e em cinco meses parte das assessorias foram escolhidas e algumas já contratadas.

 

matériamab2.jpg

“A assessoria técnica vai nos ajudar com os problemas que enfrentamos com a lama da Samarco, como a questão dos protocolados não resolvida, as pessoas ainda não reconhecidas e atingidas, os problemas da saúde pela contaminação, para podermos construir propostas como cobrir os gastos com os impactos, compensar nossas festas tradicionais. Nós somos povos tradicionais, ribeirinhos, indígenas e a assessoria vai nos ajudar a construir nossas demandas”, afirma atingida da região da Foz Norte, oque prefere não se identificar.

Na última sexta-feira, dia 28 de junho, as empresas assinaram após meses de negociação o contrato do FBDH para a continuidade dos trabalhos de coordenação das assessorias. Contudo, prazos para a efetivação da contratação das entidades de assessoria por parte das empresas ainda não foram apresentados. Seguem pendente a homologação das escolhas pelo juiz.

Diversas pesquisas conduzidas por experts do MPF, como a Ramboll, apontam a desigualdade de reconhecimento entre homens e mulheres e a ineficiência dos programas da Renova. Pesquisas contratadas pelas Câmaras Técnicas apontam a contaminação de peixes e plantas, e as famílias atingidas não estão tendo acesso devido aos dados, para construir suas propostas de reparação integral.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) afirma que o único formato possível para se alcançar processos reparatórios mais adequados e efetivos é com a participação das populações atingidas. Tendo em vista que só a satisfação das famílias pode assegurar a reparação integral, e o único modo de se reestruturar é assegurando o direito de participar de maneira informada.