Solar Cultural da Terra homenageia Maria Firmina

Maranhense, negra e abolicionista, Maria Firmina dá nome e vida ao casarão no centro de São Luís
maria-firmina-dos-reis-460x693.jpg
Maria Firmina dos Reis (1822-1917)

Por Mariana Castro
Da Página do MST

 

 Será inaugurado neste sábado (6) o Solar Cultura da Terra Maria Firmina dos Reis, um amplo espaço cultural e político dedicado à divulgação, comercialização e troca de experiências de trabalhadores rurais do Maranhão, na capital São Luís.  

Considerada a primeira romancista brasileira, Maria Firmina (1822-1917) nasceu em São Luís e quebrou paradigmas à frente do seu tempo. Professora e escritora, ela também publicava em jornais, especialmente sobre a pauta abolicionista. À abolicionista coube a publicação do primeiro romance brasileiro contra a escravidão, Úrsula (1859). 

 

MA - Armazém do Campo.jpg

Simone Silva, da direção do MST no estado, destaca que a homenagem é um contraponto à onda de ataques aos princípios de direitos humanos no Brasil.  “Mulher negra, Maria Firmina cuidou muito da intelectualidade, mas também cativou pela cultura de resistência. Para nós do Movimento Sem Terra, especialmente nesse momento, é importante resgatar as referências históricas que compõem o sujeito coletivo”. 

O espaço do Solar vai agregar diversas atividades em um casarão localizado à Rua Rio Branco, 420, no centro da capital maranhense. Entre os espaços estão a experiência já consagrada do Armazém do Campo, com uma vasta variedade de produtos orgânicos e hortifruti frescos da agricultura familiar. Também contará com uma livraria popular, auditório e um café bar no terraço do casarão.  

*Editado por Fernanda Alcântara