Conheça cinco grandes obras de Florestan Fernandes

Se estivesse vivo, Florestan Fernandes completaria hoje (22), 99 anos. Florestan Fernandes foi um dos mais importantes sociólogos brasileiros

WhatsApp Image 2019-07-22 at 14.53.06.jpeg

 

 

Da Página do MST 

 

Se estivesse vivo, Florestan Fernandes completaria hoje (22), 99 anos. Florestan Fernandes (1920-1995) foi um dos mais importantes sociólogos brasileiros. 

Sua obra ampla e variada, abriga estudos sobre temas diversos. Mas, seu constante esforço para entender a sociedade brasileira como um todo foi marcado pelo pensamento sociológico. 

Em momentos de embrutecido, em que a educação é ameaçada diariamente, lembrar o legado de Florestan e o seu esforço na construção de um pensamento sociológico é fundamental. 

Por isso, separamos um compilado com cinco grandes obras de Florestan, acompanhe: 

 

NÓS E O MARXISMO

 

Livro de Florestan Fernandes sobre a apropriação histórica dos conceitos marxistas. Discute o revisionismo e propõe uma abordagem atualizada da proposta marxista original para a luta de classes que parta da observação da realidade, no caso, a brasileira.

 

PODER E CONTRAPODER NA AMÉRICA LATINA

Poder e contrapoder na América Latina foi publicado originalmente em 1981 e é composto por três ensaios escritos com intervalo de dez anos – os dois primeiros frutos de conferências e debates realizados nos EUA e Canadá durante seu exílio; e o último escrito, em 1981. O tema central dos textos, como explícito no título, é a luta de classes e as disputas entre elas pelo poder.

 

O QUE É REVOLUÇÃO

Este título trata dos dilemas da revolução brasileira: O que é revolução? Quem faz a revolução? É possível impedir ou atrasar a revolução? Como fortalecer a revolução e levá-la até o fim? Revolução nacional ou revolução proletária? Como lutar pela revolução proletária no Brasil?

Para Florestan Fernandes, a burguesia brasileira tornou-se antissocial, antinacional e antidemocrática e a revolução operária desponta como a única via capaz de superar as mazelas do capitalismo dependente e criar as condições históricas para o aparecimento de um Estado democrático independente.

 

APONTAMENTOS SOBRE A “TEORIA DO AUTORITARISMO”

Apontamentos para a ‘teoria do autoritarismo’ foi escrito por Florestan Fernandes com base em anotações de aulas para o curso de graduação sobre a “Teoria do Autoritarismo”, que ministrou no Departamento de Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no final de 1977. Nosso autor escreve em uma época em que as experiências socialistas do século XX, como as da Iugoslávia, China, Cuba, URSS, estavam vigentes e disputavam a hegemonia mundial com a superpotência capitalista, numa polarização entre revolução e contrarrevolução. 

 

REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO POLÍTICO

 

 

Reflexões sobre a construção de um instrumento político: contribuição ao I Congresso do Partido dos Trabalhadores veio a público pela primeira vez com o título PT em movimento, em 1991. Era o momento do primeiro congresso nacional do partido, realizado em São Bernardo do Campo dois anos após a primeira candidatura de Lula à presidência.