Assentados reinauguram padaria comunitária no oeste do Paraná

Uma associação, uma padaria, um assentamento, uma vida inteira de lutas
Foto_Geani Paula (3).jpeg
Reinauguração da padaria comunitária do assentamento Olga Benário (PR). Foto: Geani Souza

Por Geani Paula de Souza
Da Página do MST

A reinauguração da padaria comunitária do assentamento Olga Benário, no município de Santa Tereza do Oeste, Paraná, é um marco na ação coletiva de homens e mulheres que buscam, em forma de cooperação, levar uma alimentação saudável para as escolas estaduais e municipais na região oeste do Paraná.

O ato de comemoração que aconteceu neste sábado (20) contou com a presença de autoridades do município de Santa Tereza do Oeste, famílias de assentamentos vizinhos e também de amigos do MST, que vieram prestigiar a obra de ampliação que foi realizada com apoio do município.

 

Foto_Geani Paula (1).jpeg
Foto: Geani Souza

O espaço da padaria passou por uma ampliação, e com isso a melhoria no trabalhado também. Para Izoleide Rodrigues, da coordenação da padaria, esta é uma conquista coletiva que irá ajudar no avanço da produção de panificados.

 

“O nosso coletivo começou há oito anos, e a gente veio avançando, construindo, com muita luta e muitas dificuldades. É uma conquista de todos que estão aqui poder ampliar o espaço, trabalhar confortavelmente, conseguir ter uma produção de qualidade. Avançamos no trabalho que viemos fazendo, de buscar fazer uma alimentação saudável”, disse Rodrigues.

A ampliação foi realizada com apoio do governo municipal. Segundo o prefeito Elio Marciniak, com todos os cortes do governo federal, é um orgulho poder estar inaugurando a padaria.

“Que orgulho estar aqui com vocês inaugurando isso aqui hoje, isso tudo, pela oportunidade que vocês me deram no governo, que deveria ser o dever de cada governante”, enfatizou o prefeito.

Histórico 

O assentamento Olga Benário iniciou em março de 2003, quando diversas famílias organizadas pelo MST ocuparam um área da antiga Dentel, uma área publica pertencente a Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL). Hoje são assentados no local 10 famílias, que produzem alimentos para sobreviver, e ainda se organizam de forma coletiva para manter a agroindústria de panificados. 

A padaria iniciou no ano de 2011, quando um grupo de famílias se organizou de forma coletiva para entregar alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O espaço de apenas 48 m² foi construído pelos próprios assentados com ajuda de vários amigos do MST que doaram materiais.

Foto_Geani Paula (2).jpeg
Foto: Geani Souza

No ano de 2011 foram produzidos 5 mil kg de pão caseiro, 260 kg de bolacha e 194 kg de cuca.

Hoje a padaria entrega para a merenda escolar dos municípios de Santa Tereza do Oeste, Cascavel, Lindoeste e Santa Lúcia. São produzidos em média, semanalmente, 3 mil unidades de pães, com uma nova estrutura de 102 m².

Ao todo estão trabalhando na padaria um total de 26 pessoas, entre jovens e mulheres, que além de entregarem para a merenda escolar organizam cafés para eventos na região, e buscam sempre um produto saudável e de qualidade.

“Os nossos produtos muitas vezes passam por cinco teste, às vezes até dez testes. A gente sempre busca melhorar o produto para ser mais saudável. Esse é o nosso objetivo, entregar produtos para a merenda escolar, para as crianças e para as pessoas, que tenham qualidade e que não tenham conservantes”, garante Izoleide.

Desde 2016 a padaria faz parte da Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (COPCRAF), cujo objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento sócio econômico das famílias da Reforma Agrária.

No ano de 2018 foram comercializados na Alimentação Estadual 7.118 kg de cuca, 11.151 kg de Pão caseiro e 5.848 kg de doce de abóbora e banana para a alimentação escolar.
A copcraf incentiva que cada assentamento possa ter uma agroindústria em sua comunidade, para que possa através dela gerar trabalho e renda principalmente para as mulheres e a juventude do campo.

*Editado por Fernanda Alcântara