5 conquistas para celebrar o Dia do Trabalhador Rural

​Em Sergipe, a data é marcada pela tradicional Marcha Estadual dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
BdF [85].jpg
Marcha do Trabalhador Rural de Sergipe já é tradicional no estados na luta pela reforma agrária

Da Página do MST
 

Neste 25 julho, o Movimento dos Sem Terra (MST) realiza a 17ª Marcha do Trabalhador Rural de Sergipe pelo Dia do Trabalhador Rural.

Em passeata, os Sem Terra saem às ruas da capital contra a paralisação Reforma Agrária e contra a reforma da Previdência de 2019, que pretende agravar a situação das trabalhadoras e trabalhadores de áreas rurais de todo o país.
 

E, para lembrar a data, listamos 5 motivos para unirmos forças e apoiar a celebração em todo o país. 
 

1. A importância da agricultura familiar

A diversidade nos campos do Brasil deve-se principalmente aos trabalhadores rurais e à agricultura familiar, que forma a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Cerca de 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros são da agricultura familiar. 
 

BdF [86].jpg

2. Produção no Brasil

O MST, que completou 35 anos em 2019, luta pela produção de alimentos saudáveis fruto da produção dos trabalhadores e trabalhadoras em todos os acampamentos e assentamentos do país. Hoje, somos o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, apenas para citar um exemplo. 
 

 

3. Organização coletiva

Graças a organização, os trabalhadores rurais estão presentes nas cooperativas, associações e agroindústrias nos assentamentos. Atualmente, o MST organiza sete principais cadeias produtivas: feijão, arroz, leite, café, sucos, sementes e mel.   
 

4. Educação no campo

Promover a educação no campo a partir de metodologias que conversam com a realidade rural – como as de Paulo Freire – fazem parte de uma diretrizes construídas pelos trabalhadores rurais. Esta metodologia venceu prêmios no Brasil e no mundo. Já passaram mais de 24 mil alunos pela escola e 500 professores voluntários.
 

5. Experiência na área da saúde 

As experiências do MST na área da saúde popular são enormes e estão por todos os estados. Além de voltar alguns cursos técnicos em enfermagem, fitoterapias, auriculoterapia, massagens para assentados, o Movimento trabalha com o atendimento dentro dos assentamentos e acampamentos.