Banquetaço em apoio à Feira Nacional da Reforma Agrária será realizado neste domingo

Ação acontecerá durante o Festival Comida de Verdade

 

Da Página do MST 

Em 16 de agosto de 2017 chefs de cozinha; nutricionistas; agricultores; participantes do Conselho Municipal de Alimentação, produtores rurais e ativistas reuniram-se em um ato pacífico onde foram servidas duas mil refeições gratuitamente em frente ao Teatro Municipal de São Paulo.

O ato foi um repúdio a “farinata”, uma espécie de farinha preparada com alimentos perto da data do vencimento, que o então prefeito João Dória (PSDB) queria distribuir para moradores de rua e alunos da rede municipal de ensino. 

Assim, nasceu o “Banquetaço”, ação que se espalhou pelo país e que virou símbolo na luta de movimentos e coletivos de alimentação saudável.

Atualmente o grupo de voluntários que fundou o Coletivo Banquetaço tem como principal mote de mobilizações a PL 6299/02 que visa alterar os arts 3º e 9º da Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989 que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins.

E é essa articulação que se reunirá nesse domingo no Festival Comida de Verdade, que acontece das 12h às 20h, na Ocupação 9 de julho, localizada na Rua Álvaro de Carvalho, 427, com entrada franca.

O Festival acontece em apoio à IV Feira Nacional da Reforma Agrária, evento, que acontece no Parque da Água Branca desde 2015, e que vem enfrentando dificuldades para ser realizada devido a não liberação do parque pelo agora governador do estado João Dória.

Gustavo Vidigal, do Coletivo Sustenta, que é um dos organizadores do festival afirma que a mobilização de toda a população da cidade é fundamental para garantir a realização da Feira Nacional da Reforma Agrária.

“Para os cidadãos de São Paulo, a feira é uma dádiva porque é lá que passamos a ter acesso a uma variedade de produtos e comidas saudáveis e primeira qualidade. No dia 4 vamos fazer uma grande festa e mostrar que todo mundo tem que lutar para ter comida boa disponível para a sociedade”, disse.

O Coletivo Sustenta que é um dos organizações do Festival Comida de Verdade articula associações, movimentos e sociedade civil entorno da agenda da agroecologia no Brasil.

“A gente discute a produção, a distribuição, a comercialização e o consumo, ou seja, todo o processo produtivo”, finaliza Vidigal.

O banquetaço será preparado a partir de doações de alimentos da agricultura familiar. O cardápio será elaborado por Marie France, do restaurante La Casserole, Leila D. e Gabriel Zei, da Vila Itororó, e Bel Coelho, do Restaurante Clandestino.

A programação continua até 20h, com apresentações culturais de artistas como o sambista João Gordo, Iara Rennó, Curumin, Toinho Melodia, Maria Beraldo, Gabriela Silveira, Lê Coelho, Samuca e a Selva, Andrea dos Santos, Abacaxepa, Bruna Prado, Malka, o duo Mana , Paulo Neto, Malú Lomando, entre outros.

 

67579122_3001292413256630_3352747322042744832_o.jpg