Atividade do assentamento Irmã Dorothy na prefeitura de Quatis, no RJ

Assentados fizeram pressões junto ao prefeito para melhorias na vida da comunidade
[2] Assentamento Irma Dorothy.jpeg
Em conversa, Movimento demanda por questões estruturais do assentamento. Fotos: Paulista/Coletivo de Comunicação do MST-RJ

Por Coletivo de Comunicação do MST/RJ
Da Página do MST

No último dia 31 de julho, representantes do assentamento Irmã Dorothy, localizado no município de Quatis (Rio de Janeiro), fizeram uma marcha na cidade e ocuparam a prefeitura. O objetivo central da atividade foi reivindicar diretamente ao prefeito questões estruturais do assentamento, como melhorias nas estradas existentes e a abertura de novas, desbloqueio de estradas públicas por fazendeiros, iluminação, pontes, coleta de lixo, transporte e espaços de comercialização, dentre outras. Após uma manhã de diálogos com o atual prefeito, Raimundo de Souza, foram tratados alguns acordos.

Uma vistoria será feita para averiguação das condições das estradas principais,  apontadas pelos assentados como essenciais, e posteriormente, as demais, sendo os trabalhos iniciados a partir da data da vistoria. Além disso, houve o comprometimento em averiguar o bloqueio de estrada em um dos acessos ao assentamento, comprometendo o direito de ir e vir dos moradores.

Sobre a iluminação, o prefeito se comprometeu a organizar e agendar uma data com o responsável da companhia de energia para que seja discutida, juntamente com os assentados, a implementação de energia elétrica no assentamento. O retorno sobre a data desta reunião será apresentada pelo prefeito no dia da vistoria.

No campo do saneamento básico, o prefeito se comprometeu a averiguar o grande descarte de lixo que está ocorrendo ilegalmente na área do assentamento e providenciar pontos de centralização e coleta do lixo para seus moradores.

O assentamento possui diversas crianças e adultos que frequentam as escolas do município e que necessitam de transporte para buscar e trazê-las em segurança. Atualmente, o ônibus escolar acessa apenas uma estrada do assentamento. Foi reivindicado que o transporte escolar acesse todas as crianças residentes no assentamento, ampliando seu percurso à medida do avanço na melhoria das estradas.

A sustentação da segurança e soberania alimentar no município é uma das pautas do MST, mas para isso é necessário que existam espaços públicos de comercialização e diálogo com a sociedade. Assim, o prefeito se responsabilizou em providenciar palets para a confecção de mais duas barracas, com o objetivo de proporcionar aos assentados a participarem do projeto da feira em Quatis, bem como verificar a possibilidade de um espaço de comercialização semanal na prefeitura.

Concluindo as negociações, foi pautada a possibilidade de uma parceria junto à ferrovia (MRS), que faz passagem em parte do assentamento. Os assentados se responsabilizaram em marcar uma agenda com a administração da ferrovia e repassar ao prefeito, tendo sua presença confirmada pelo mesmo.

Após um dia de luta e organização esses foram os pontos iniciais que foram encaminhados e acordados pelo prefeito de Quatis. Seguiremos em luta para que todos os pontos sejam encaminhados e concluídos.

*Editado por Fernanda Alcântara