Via Campesina comercializa diversidade de alimentos na 42ª Expointer

Produção estará disponível em oito bancas no pavilhão da agricultura familiar

 

Expointer 2018. Foto - MST_RS.jpg
 21ª Feira da Agricultura Familiar, que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro. Foto: MST/RS

Por Comunicação do MST/RS
Da Página do MST

Alimentos produzidos em assentamentos da Reforma Agrária do Rio Grande do Sul poderão ser adquiridos na 21ª Feira da Agricultura Familiar, que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região Metropolitana de Porto Alegre. O evento ocorrerá na 42ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer).

A produção de famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estará disponível em oito estandes da Via Campesina, que estarão situados num pavilhão com mais de sete mil metros quadrados. Ao todo, serão 316 espaços de comercialização, onde os visitantes poderão conferir o que é produzido em cooperativas, associações e agroindústrias, além terem quarto cozinhas disponíveis para refeições.

Os assentados comercializarão sucos naturais, caldo de cana, arroz orgânico, embutidos, banha suína, torresmo, queijos coloniais, iogurtes, bebidas lácteas, pães, cucas, biscoitos, bolachas e bolos, entre outros alimentos. Também venderão sementes de hortaliças agroecológicas e servirão refeições compostas por arroz carreteiro, feijão, salada, pão e farinha de mandioca na praça de alimentação.

 

Na Expointer são comercializadas sementes da Reforma Agrária. Foto Divulgação MST.jpg
Na Expointer são comercializadas sementes
da Reforma Agrária. Foto Divulgação MST

Os estandes da Via Campesina estarão com as seguintes identificações: Sucos Zatti, BioNatur Sementes Agroecológicas, Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), Produção Agropecuária Cascata (Cooptar), Sucos Camargo, Padaria Sino, Agroindústria Mãe Natureza e Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Coperav). 

A Feira da Agricultura Familiar é organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Via Campesina, Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetraf-Sul).
 

*Editado por Fernanda Alcântara