Cerca de 200 camponeses iniciam Feira da Reforma Agrária em Maceió

20ª edição da Feira organizada pelo MST em Alagoas reúne Sem Terra do Litoral ao Sertão
Feira dia 1 [2].jpg
Alimentos saudáveis das áreas de Reforma Agrária estão sendo comercializados abaixo do preço do mercado convencional. Fotos: Leonardo André e Alice Oliveir

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

 

Vindo do assentamento Filhos da Terra, em Joaquim Gomes, Zé Baixinho, como é conhecido José Izídio da Silva, apresenta uma banca repleta de produção vinda seu lote. “A gente se organiza o ano inteiro para vir em Maceió participar dessa feira”, explicou. Ele é um dos 200 camponeses e camponesas que desde a manhã de hoje (04) ocupam a Praça da Faculdade, durante a 20ª Feira da Reforma Agrária de Alagoas.

“É um prazer poder mostrar um pouco do que a gente tem no nosso assentamento”, confessa Zé Baixinho, que já participa há 15 anos das Feiras do MST em Maceió e não pensa duas vezes antes de afirmar que “enquanto tiver vida, vou vir todo mês de setembro para a Feira”.

LEIA MAIS: 20ª Feira da Reforma Agrária ocupa Maceió com os frutos da luta pela terra
 

Feira dia 1.jpg

Com Sem Terra de todas as regiões do estado, a 20ª Feira da Reforma Agrária traz para Maceió toneladas de alimentos saudáveis produzidos nos acampamentos e assentamentos: macaxeira, abóbora, batata, inhame, feijão, mel, banana, laranja, hortaliças, produtos in natura e agroindustrializados.

De acordo com Margarida da Silva, da direção nacional do MST, “a Feira é uma representação da fartura do campo alagoano e o resultado das lutas de homens e mulheres por vida digna.”
 

“Esse ano já estamos superando nossas expectativas. São mais de 80 variedades de produtos, vindos de cerca de 45 assentamentos e acampamentos envolvidos na realização da nossa Feira”, destaca a dirigente.

Margarida explica ainda que todos os produtos comercializados na Feira são oferecidos para a sociedade com preços abaixo do mercado convencional. “Quem vier pela Feira vai conseguir comprar produto direto das mãos de quem o produz, distante da figura do atravessador. Além de saber de onde vem o que você vai levar para a sua mesa, você consome por um preço justo”, disse.

Alimentação Saudável é um direito!
 

Feira dia 1 [3].jpg

Uma das novidades da Feira em sua 20ª edição são as conferências de debates com a sociedade. A primeira atividade de conferência acontece na próxima quinta-feira (05) a partir das 10 horas, no Palco Central da Praça da Faculdade. O debate “Alimentação Saudável é um direito de todas e de todos”, contará com a presença do Deputado Federal pelo estado de São Paulo e integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Nilto Tatto, da atriz e ativista Pally Siqueira, e de João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST.

Também presente na 20ª Feira da Reforma Agrária, a loja Armazém do Campo traz para Maceió uma diversidade de produtos das cooperativas e agroindústrias do MST de todo o país: o arroz orgânico, o achocolatado Terrinha, leite condensado, café, cachaça e suco orgânico.

*Editado por Fernanda Alcântara