8 filmes para entender a ditadura militar no Chile

Selecionamos 8 produções para você assistir sobre esta data histórica para a América Latina

 

Por Bárbara Vida
Da Página do MST

 
O dia 11 de setembro de 1973 entrou para a memória como um dos momentos mais importantes da história e da política no mundo. Nesta data, as Forças Armadas chilenas cercaram o Palácio de La Moneda e assassinaram brutalmente o presidente eleito constitucionalmente, Salvador  Allende. O Chile mergulhava numa das mais sangrentas ditaduras do continente, liderada pelo general Augusto Pinochet.
 

Derrotado há 46 anos, Allende venceu: vive nos chilenos que lutam por educação pública, gratuita e de qualidade, nos trabalhadores que resistem e na sociedade chilena que respeita seu passado. Confira abaixo 8 filmes que ajudam a entender o processo do golpe no Chile e a ditadura que se instaurou no país. 
 

A Batalha do Chile 
1975, 1977, 1979 I Patricio Guzmán I Chile
 

Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos. Dividido em três partes (&”39;A insurreição da burguesia&”39;, &”39;O golpe militar&”39; e &”39;O poder popular&”39;), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, a partir dos esforços do presidente Salvador Allende em implantar um regime socialista (valendo-se da estrutura democrática) até as brutais conseqüências do golpe de estado que, em 1974, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet. 
 

A Batalha do Chile Parte I – A Insurreição da Burguesia

A Batalha do Chile Parte II O Golpe de Estado

 

A Batalha do Chile Parte III O Poder Popular

Estádio Nacional 
2002 I Carmen Luz Parot I Chile

De 11 de setembro a 9 de novembro de 1973, o Estádio Nacional do Chile foi usado como campo de concentração, tortura e morte. Mais de doze mil presos políticos foram presos lá sem acusações ou ações judiciais após o violento golpe militar contra o governo socialista de Salvador Allende. Pelo menos sete mil pessoas foram torturadas impunemente. Este documentário, realizado 30 anos depois, é a primeira investigação jornalística que fornece uma cronologia exata desses fatos. 

No
2012 I Pablo Larraín I Chile

Em 1988, o ditador militar chileno Augusto Pinochet, devido à pressão internacional, é forçado a convocar um plebiscito em sua presidência. O país votará SIM ou NÃO em Pinochet, o que estenderia seu governo por mais oito anos. Os líderes da oposição ao NO convencem um jovem e impetuoso executivo de publicidade a liderar sua campanha. Contra todas as probabilidades, com escassos recursos e sob escrutínio dos servos do déspota, Saavedra e sua equipe planejam um plano audacioso para vencer a eleição e libertar o Chile

Salvador Allende 
2004 I Patricio Guzmán I França
 

Desde a infância passada em Valparaíso à morte durante o golpe militar do General Pinochet em 11 de setembro de 1973, um panorama da vida e das realizações do presidente chileno Salvador Allende, incluindo entrevistas e imagens de arquivo.
 


 

La ciudad de los fotógrafos
2006 I Carito Pere I Chile

Durante a ditadura de Pinochet, na rua, no ritmo dos protestos, um grupo de fotógrafos formou e criou uma linguagem política. Para eles, fotografar era uma prática de liberdade, uma tentativa de sobreviver, uma alternativa para continuar vivendo. Eles representam o passado inóspito do Chile e a metamorfose da sociedade chilena.

Violeta foi para o Céu
2011 I Andrés Wood I Chile, Argentina, Brasil

O filme conta a trajetória da compositora, artista e cantora chilena Violeta Parra. Esta biografia não segue uma linha cronológica, focando-se em diversos momentos da vida de Violeta, como sua infância na província de Ñuble, sua viagem pelo interior do Chile, as visitas à França e à Polônia, além do romance que ela teve com o suíço Gilbert Favre. O filme é inteiramente intercalado com trechos de uma entrevista que Violeta Parra deu à televisão em 1962. 


 

ReMastered: Massacre no Estádio 
2019 I Bent-Jorgen Perlmutt I EUA 

Quarto episódio da série de filmes documentais &”39;ReMastered&”39;, dedicada a passagens importantes de figuras da música que marcaram a história. ‘Massacre no Estádio’ nos leva ao Chile, em um dos períodos mais cruéis da história da América Latina. Depois de assassinado, em 1973, o cantor Víctor Jara virou símbolo da luta contra a ditadura no país. Décadas depois, tem início uma inesperada busca por justiça.

(Veja o filme completo na plataforma de streaming Netflix)

 

Neruda
2016 I Pablo Larraín I Chile, Argentina, França, Espanha, EUA

No final da década de 1940, um inspetor persegue o poeta chileno ganhador do Prêmio Nobel, Pablo Neruda, que se torna fugitivo em seu país por ter se associado ao Partido Comunista.

CONFIRA OUTRAS LISTAS DE FILMES JÁ PUBLICADAS NO MST: 

15 filmes para entrar no clima de luta da Greve Geral

10 filmes para compreender o Brasil do agronegócio
 

*Editado por Fernanda Alcântara