1ª Copa de futebol Regional da Reforma Agrária no extremo sul é sucesso na Bahia

O evento envolveu quase 664 atletas na etapa de brigada e regional
[173] Copa futebol BA.jpg
A Copa de futebol é um dos maiores eventos esportivos dos assentamentos e acampamentos do MST na Bahia, segundo diretor. Fotos: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Muita bola no pé e vários gritos de gol marcaram a segunda etapa da 1ª Copa Regional da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do extremo sul. Realizados neste domingo (29), os jogos ocorreram no campo de Futebol  da Urbis II, no município de Itamaraju, extremo sul da Bahia.

A 1ª Copa Estadual da Reforma Agrária é uma realização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e teve como objetivo oportunizar as práticas esportivas nas áreas rurais, contribuindo na integração e trocas de experiências entre os jovens que vivem nesses assentamentos e acampamentos.

O evento contou com seis times femininos e seis masculinos e contou com a presença dos amigos e a sociedade de Itamaraju. Os times que participaram das disputas nas brigadas e chegaram a final vão disputar a etapa estadual, que ocorrerá em dezembro na cidade de Salvador.

Para Paulo Cesar de Souza, da direção estadual do MST, a Copa é um dos maiores eventos esportivos dos assentamentos e acampamentos do MST na Bahia. “Durante estes cinco meses, 30 equipes foram envolvidas, somando mais de 664 atletas. Foi um momento festivo, de confraternização e fortalecimento das nossas relações sociais”. 
 

[171] Copa futebol BA.jpg

Segundo Paulo Cesar, o intuito é, de através do esporte, fazer o processo de inclusão dos jovens das áreas de assentamentos e acampamentos do MST, fazendo do esporte um instrumento mobilizador da juventude e com isso promover o processo de discussão da importância deste na vida cotidiana.

“Para a organização política dos assentamentos e acampamentos é fundamental que haja organização na produção de cidadania, mais acima de tudo de organização política e de coletividades” conclui Paulo Cezar.

Eliane Farias, jovem jogadora da brigada Elias, ressaltou a importância da inclusão das mulheres para ocupar espaços que antes eram apenas dos homens. “Isso fortalece a luta e nos coloca como protagonista dessa nova história”.

Neste fim de semana várias regionais promoveram jogos da Copa da Reforma Agrária, com a finalidade de continuar dialogando com a cidade e com outros jogadores. Foram jogos da etapa de brigadas, que ainda estão em realização e contribuem para protagonismo da juventude através dos debates e do próprio futebol

*Editado por Fernanda Alcântara