Cineclube “Forró em Cambaíba” marca atos por justiça à Cícero Guedes

Atividade faz parte das ações preparativas para 7 de novembro, quando acontece o julgamento do mandante do crime
FolderCiceroGuedes.png

 

Da Página do MST
 

No próximo dia 7 de novembro acontece, em Campos (RJ), o julgamento de José Renato Gomes de Abreu, acusado de ser o mandante do assassinato de Cícero Guedes, importante figura do Movimento dos Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Trata-se de um tribunal do Juri histórico, não apenas pela oportunidade de fazer justiça para Cícero, mas também por colocar no banco dos réus o legado monstruoso da Usina Cambaíba, que durante a ditadura militar incinerou em seus fornos dezenas de corpos de militantes de oposição torturados nos porões do DOI-CODI.

Após uma infância dura em Alagoas, onde foi submetido a trabalho escravo, Cícero Guedes chegou a Campos dos Goytacazes buscando emprego no corte de cana, mas acabou se juntando, com sua família, à ocupação Zumbi dos Palmares nas terras da falida Usina São João. Logo se tornou uma das principais lideranças do MST no estado do Rio, articulando e organizando as famílias e fazendo do seu lote referência de produtividade ecologicamente sustentável.
 

Em diálogo constante com a população urbana dentro e fora da academia, Cícero promoveu feiras de produtos orgânicos, como a Feira Estadual da Reforma Agrária, e atuou incansavelmente no combate ao trabalho escravo até ser covardemente assassinado no dia 25 de janeiro de 2013, aos 49 anos, nas terras da Usina Cambaíba.

Em memória de Cícero, será exibido na próxima sexta (18/10), às 18h no auditório da UFF Campos, ‘Forró em Cambaíba’, documentário de Vitor Menezes sobre o assassinato de Cícero que também traz depoimentos do ex-delegado Claudio Guerra sobre a incineração de corpos em Cambaíba. Logo em seguida, será promovido um debate com os professores Marcos Pedlowski (UENF) e Ana Costa (UFF), além de Priscila Viana, da Comissão Pastoral da Terra – CPT, e de Mateus Santos, filho de Cícero Guedes que continua atuando no MST.
 

“JustiçaParaCícero

Sexta, 18 de outubro de 2019

Auditório da UFF Campos
Rua José do Patrocínio, nº 71 – Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro

18h – Exibição do filme ‘Forró em Cambaíba’
19h30 – Debate por Justiça para Cícero Guedes, com participação de Ana Costa – UFF Campos; Marcos Pedlowski – UENF; Priscila Viana – CPT; Mateus Santos – MST