Brigada Militar intimida ocupação do MST em Taquari, no RS

Entenda as ameaças e a situação da área ocupada pelo MST no Rio Grande do Sul
Foto - Roberto Gaiardo MST.jpeg
Foto: MST/RS

Da Página do MST

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciam que estão sendo intimidados pela atuação da Brigada Militar na antiga área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em Taquari, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

Cerca de 200 Sem Terra, entre eles idosos e crianças, ocupam o local desde a madrugada da última quinta-feira (17). A área tem em torno de 460 hectares e está abandonada pelo governo do Estado. A reivindicação é Reforma Agrária para assentar famílias que vivem em acampamentos.

No entanto, o Estado solicitou reintegração de posse e a juíza Mariana Machado acatou o pedido. Os Sem Terra foram notificados por oficial de justiça por volta das 17 horas desta sexta-feira (18) e têm até cinco dias para deixar o local, de forma voluntária.

Desde então, integrantes do Batalhão de Choque da Brigada Militar fazem blitz na estrada de acesso à ocupação, mesmo que a ordem judicial não proíba a entrada de pessoas no local. Segundo um morador de um assentamento do MST próximo à área, ele foi impedido de levar comida aos acampados.

Os trabalhadores ressaltam que a atuação precipitada da Brigada intimida e dificulta a saída voluntária. Eles reforçam que ainda estão no prazo estabelecido pela justiça para ficarem no local, sendo desnecessária a blitz da polícia. Os Sem Terra estão tentando uma audiência com o governo do Estado, para tratar da situação, para o início da próxima semana. 

Mais informações sobre a ocupação:

MST ocupa área do Estado em Taquari: http://bit.ly/2qvE3Qx 

Saiba a situação da área ocupada pelo MST em Taquari: http://bit.ly/2oKMJ4Z 
 

*Editado por Fernanda Alcântara