Coletes Amarelos comemoram aniversário se solidarizando com outros movimentos

Um ano após protestos na França, os Coletes Amarelos escrevem manifesto em apoio às revoltas ocorrem em todo o mundo
Manifestação dos coletes amarelos em Belfort (01/12/2018). Foto: Thomas Bresson/ Creative Commons

No final de semana passado (16 e 17 de novembro), o movimento dos coletes amarelos (em francês: Mouvement des gilets jaunes) completou um ano de protestos de origem espontânea. O movimento representou o maior desafio imposto ao presidente da França Emmanuel Macron, eleito em 2017.

Em comemoração ao aniversário, os Coletes Amarelos voltaram a ganhar força com novos confrontos entre manifestantes e policiais. Em carta traduzida para 11 idiomas, eles reconhecem e apoiam demais protestos de oposição realizados hoje em diversos países, principalmente na América Latina. Confira abaixo a versão em português.

DEDICATÓRIA INTERNACIONAL DE COLETES AMARELOS


Nós, coletes amarelos de toda a França, dirigimos a todos os povos em revolta!

Por ocasião do aniversário do nosso movimento 16 e 17 de novembro, dedicamos a nossa festa a todas as revoltas populares no mundo.

Há um ano que nós, coletes amarelos, defendemos a justiça social, a justiça fiscal, a justiça ecológica, a democracia direta, a liberdade e a dignidade, para nos tornarmos senhores do nosso futuro.

Um ano depois, muitas revoltas ocorrem em todo o mundo, como Chile, Iraque, Catalunha, Líbano, Hong Kong, Argélia, Equador, Sudão, Colômbia, Haiti, Guiné-Conacri, etc.

Sentimo-nos irmãos e irmãs e aliados desses movimentos em todo o mundo. Exigimos a libertação imediata de todos os presos políticos e o fim da repressão estatal. Vivemos num sistema globalizado e imperialista. Para mudar as coisas, temos que agir em conjunto.

Ao aliarem-se, os povos em revolta poderão transformar as suas condições de vida/Nenhum povo em revolta poderá mudar as coisas isoladamente. Apelamos, numa primeira fase, a agir em comum durante o fim-de-semana de 16 e 17 de Novembro e a criar e reforçar ligações entre os povos
em luta.

Dia 16 e 17 de Novembro celebramos o aniversário da nossa revolta. A dedicamos a todas as revoltas em curso no mundo, a todos os nossos aliados na revolta planetária em curso. É um prazer celebrá-lo em solidariedade e partilhá-lo com os povos em revolta por todo o mundo.

Convidamo-os a celebrar este aniversário com as primeiras ações comuns através de múltiplas ações, nomeadamente através de bandeiras conjuntas que retomam as hashtags:

Revolução em todo o mundo
! # QueSeVayanTodos !# ‫الشعب‬ ‫يريد‬ ‫سقوط‬ ‫لنظام‬ !
Os povos de todo o mundo querem a queda do sistema!