MST na Bahia lança Campanha de Reflorestamento no Extremo Sul do Estado

Só no estado, a meta da campanha é plantar 1 milhão de árvores na região
Reflorestamento no assentamento agroecológico Bela Manhã, no município Teixeira de Freitas (BA). Foto Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Aconteceu na última segunda-feira (18) a abertura da Campanha de Reflorestamento no Extremo Sul da Bahia. A ação deve integrar o Programa Nacional de Reflorestamento que o MST lançará em 2020, com objetivo de plantar 100 milhões de árvores em 10 anos.

O ponta-pé inicial aconteceu no assentamento agroecológico Bela Manhã, no município Teixeira de Freitas, com a presença de 80 militantes. Após o ato de abertura foram plantadas algumas mudas nativas ao redor da área coletiva.

As famílias do assentamento receberam a doação de 10 mil mudas para dar início ao plantio. Entre nativas e frutíferas estão Ipê Amarelo, Açaí, Pitanga, Cacau, Urucum, Olho de Pavão, Garcinea, Ibiruçu, entre outras.

Fotos Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Só na Bahia, o MST tem o objetivo de plantar 1 milhão de mudas por ano. Na Regional Extremo Sul, a meta é o plantio de 200 mil mudas em 2020. A ideia é mostrar que, enquanto os latifundiários estão desmatando nossas florestas, o conjunto do MST está reflorestando e produzindo.

Pela sociedade e pelo planeta

Victor Passos, da direção estadual afirma que a campanha veio num momento crucial para o país. “É necessário que a juventude esteja ativamente nesse projeto, envolvendo povos tradicionais, quilombos, universidades e outros movimentos sociais para ter unidade e fazer dessa campanha um contraponto na sociedade, debatendo a agroecologia e a reforma agraria popular.”

“A regional está dentro do bioma da Mata Atlântica, o reflorestamento se faz urgente e irá contribuir na recuperação de nascentes e biodiversidade”, conclui Passos.

Meriely Oliveira, do setor pedagógico da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, reforça que o apoio do Movmento à esta causa. “O MST já vem desde o início com a prática de reflorestar, quando a gente ocupa uma terra improdutiva, os processos de plantio de arvores acontece naturalmente”.

Fotos Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

“Nesse momento de enfrentamento, nossa ação é de produzir a partir da agroecologia, fortalecer a campanha permanente contra os agrotóxicos e fortificar o projeto de reflorestamento”, afirma Oliveira.

Desde o início do ano de 2019, pelo menos 125.000 hectares (o que equivale a 172.000 campos de futebol) foram desmatados, segundo o relatório divulgado pelo Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP).

Já o bioma da Mata Atlântica que é uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies e estão sendo extintas do planeta. Hoje restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente e, desses remanescentes, 80% estão em áreas privadas.

O MST entende esse processo e, percebendo que não for feito nada e que o cenário só tende a piorar, inicia uma campanha de reflorestamento. Para o Movimento, já passou da hora de lutar pelo bioma, pelas florestas e pela soberania.

*Editado por Fernanda Alcântara