Acampamentos no Paraná realizam 2o Torneio de Xadrez da Reforma Agrária

Atividade é inspirada no legado do comandante Ernesto Che Guevara e ocorreu no acampamento Herdeiros da Luta de Porecatu
2º Torneio de Xadrez da Reforma Agrária na Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu. Foto: Igor de Nadai

Por Igor de Nadai
Da Página do MST

Outubro já se encerrou, e com ele fica mais um ano de lembranças e de cultivo do legado do comandante Ernesto Che Guevara. São tantos os ensinamentos, lições e reflexões que podemos tirar do exemplo prático e intelectual da vida do revolucionário argentino que não cabem em poucas linhas ou ações. Foram jornadas de trabalho voluntário, doações de sangue, plantio de mudas de árvores, estudos, entre tantas outras atividades que podemos resgatar na vida do comandante.

Foto: Igor de Nadai

Assim, como estrategista que aprendeu a ser ao lado de seus companheiros e companheiras, o xadrez sempre acompanhou Che, seja no seu tempo de infância na Argentina, nas matas da Sierra Maestra nos tempos da guerrilha, seja como estadista cubano, sendo ali um dos grandes promotores da cultura revolucionária e humanizadora na ilha recém liberta.

Inspirados por esse exemplo e dando continuidade ao primeiro torneio realizado no primeiro semestre de 2019, a Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu, juntamente com a comunidade acampada, realizaram o 2º Torneio de Xadrez da Reforma Agrária do Norte do Paraná, no município de Porecatu-PR. Desta vez o número de participantes se ampliou, reunindo jogadores de outras áreas da Reforma Agrária dos municípios vizinhos.

Foram realizadas duas categorias de acordo com a idade, reunindo 36 jogadores, entre crianças, jovens e adultos. O objetivo é criar a cultura dos torneios de xadrez com certa regularidade no calendário escolar e da comunidade, mais ainda, é enraizar a prática do esporte no dia a dia dos educandos e dos moradores do acampamento.

Durante o ano letivo, alguns educadores já trabalham como parte dos conteúdos escolares a prática e regras básicas do xadrez, assim, mais pessoas se iniciam no jogo e o torneio serve assim, como motivação para a treino e prática dos jovens.

Foto: Igor de Nadai

“O xadrez é um passatempo, mas também um educador do raciocínio!”

É essa consigna do comandante Guevara que inspira e motiva esse trabalho com o xadrez na comunidade. Ao mesmo tempo, é uma atividade que integra pessoas de diferentes faixas etárias, contribui ainda para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da estratégia, tão fundamentais para o desenvolvimento de novos homens e mulheres capazes de enfrentar os desafios que a vida e a luta nos impõe.

Com esse desafio de enraizar o xadrez, os organizadores ao fim do evento já anunciaram a realização do terceiro torneio no primeiro semestre do próximo ano.

*Editado por Fernanda Alcântara