Frei Betto participa do lançamento do Plano de reflorestamento do MST no acampamento Marielle Vive!

Ação foi realizada no Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, em Valinhos (SP)
No acampamento Marielle Vive! o dia foi marcado com um ato político que contou a presença de Frei Betto. Foto: João Pompeu

Por Coletivo de Comunicação MST/SP
Da Página do MST

Na última terça-feira (3), Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, o frade dominicano Frei Betto participou do ato de lançamento do “Plano Nacional do MST de plantio de árvores e produção de alimentos saudáveis” no acampamento Marielle Vive!, em Valinhos (SP).

A data é reconhecida pelas organizações do campo como um dia de luta internacional contra os agrotóxicos e de reafirmação do compromisso com a agroecologia e preservação do meio ambiente. No acampamento Marielle Vive!, no interior de São Paulo, onde residem cerca de 800 famílias do MST, o dia foi marcado com um ato político que contou a presença de Frei Betto, aliados do Movimento, muita mística, festa e plantio de árvores como forma de comprometimento das famílias com o meio ambiente e com a produção de alimentos agroecológicos.

A atividade teve início com o compartilhamento dos alimentos durante um café da tarde, com frutas, bolinho de chuva e chá. Ao som dos tambores africanos foi realizado o plantio de uma muda de baobá, árvore símbolo da resistência dos povos da África que, debaixo de sua copa secular, fizeram uma escola de histórias, conhecimento e cultura. Representando o florescimento da vida, as mulheres e crianças foram convidadas para semear outras plantas junto ao baobá.

Frei Betto ressaltou a importância do trabalho de base. Foto: João Pompeu

Em sua fala, Frei Betto ressaltou a importância do trabalho de base para a organização da luta popular e por um mundo mais justo, e destacou a importância do Movimento Sem Terra e a necessidade desse trabalho de base ser realizado com música e mística.

A militante do MST Tassi Barreto falou sobre a importância da produção agroecológica e dos danos sociais e ambientais que o agronegócio e os agrotóxicos causam na vida das populações do campo e da cidade. Segundo ela, as famílias do acampamento Marielle Vive! reafirmaram seu compromisso com a preservação e recuperação do meio ambiente ao se comprometerem com o “Plano Nacional do MST de plantio de árvores e produção de alimentos saudáveis”. Este plano tem por objetivo o plantio de mais de 10 milhões de árvores nos territórios do MST em todo o país nos próximos 10 anos.

O início do plano de reflorestamento no Marielle Vive! se deu com o plantio de duas mudas de Pau-Brasil que, para Frei Betto, é a árvore símbolo da colonização que usurpou os territórios dos povos que habitavam o continente antes da invasão europeia e que, por causa da exploração, hoje se encontra quase em extinção. A fazenda onde está localizado o acampamento era uma área degradada e, hoje, conta com inúmeros espaços de plantio agroecológico, reflorestamento e uma grande horta coletiva em forma de mandala.

*Editada por Fernanda Alcântara