Encontros de amigos do MST no país mostram resistência em 2019

Ações aconteceram em várias cidades do Brasil
Encontro dos Amigos e Amigas do MST em São Paulo. Foto: Yuri Simeon

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

Como já é tradição, vários atos políticos foram realizados na última semana em celebração aos amigos, amigas e colaboradores do MST por todo o país. Envolvendo a comunidade Sem Terra e seus parceiros ao longo do ano, muitas destas ações focaram na luta pela terra a partir de um balanço acompanhado de música, esporte e atividade culturais.

Encontros estaduais e regionais contaram com a participação de lideranças do setor popular, como o do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), do Levante Popular da Juventude, da Consulta Popular e centrais sindicais

Na Bahia, o encontro aconteceu no domingo (8) no Parque de Exposições Agropecuária de Salvador. A ideia era abrir um espaço de diálogo com a sociedade em que os amigos fossem homenageados e pudessem reafirmar seu compromisso com a luta e com o MST.

Encontro dos Amigos e Amigas do MST na Bahia. Foto: Divulgação/MST BA

Na quarta (11), o Encontro das Amigas e dos Amigos do MST foi na Embaixada da Venezuela em Brasília (DF), com análise de conjuntura feita por João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST. A mensagem de Stedile foi voltada à internacionalização da luta e esperança, com as perspectivas para 2020.

Encontro dos Amigos e Amigas do MST em Brasília. Foto: Divulgação/MST DF

O Rio de Janeiro recebeu Gilmar Mauro, da coordenação do MST, que realizou uma breve análise de conjuntura nacional no Armazém do Campo, na sexta (13). Mauro falou sobre as conquistas do Movimento neste ano e sobre a importância dos amigos do MST para esses ganhos.

Encontro dos Amigos e Amigas do MST no Rio de Janeiro. Foto: Coletivo de Comunicação/RJ

No estado de São Paulo, os amigos se reuniram em clima de união na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) neste sábado (14), em Guararema-SP. Aproveitando o momento celebrativo, foi inaugurado a 7ª loja da rede Armazém do Campo, loja de produtos orgânicos e da Reforma Agrária do Movimento Sem Terra.

Encontro dos Amigos e Amigas do MST em São Paulo. Foto: Yuri Simeon

Mais do que uma confraternização, a atividade representa um momento de consolidação de lutas e discussões acerca dos rumos do próximo período. Foi este o clima do Encontro dos amigos do MST região Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Os mineiros aproveitaram a abertura da II Feira da Reforma Agrária, também realizada no último sábado (14).

Encontro dos Amigos e Amigas do MST em Minas Gerais. Foto: Divulgação/MST MG

No Rio Grande do Sul, a expectativa é que o Encontro dos Amigos conte com mais de 200 parceiros, que incluem deputados, prefeitos, sindicalistas e representantes de organizações que apoiam a Reforma Agrária. A atividade será realizada na quinta-feira (19), a partir das 18h30, no ginásio da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan).

Em todos os cantos, a mensagem do MST foi a alegria de receber tantas pessoas que fazem parte da construção do Movimento e da trajetória histórica da luta pela Reforma Agrária no Brasil. Perseverança foi um dos aspectos mais levantados nas falas que, diante dos desafios para 2020, ressaltaram a união dos envolvidos por uma vida mais justa e igualitária.